Benfica avança para Pedro Malheiro
Pedro Malheiro dá nas vistas ao serviço do Boavista (Foto: Odyssey/IMAGO)

Benfica avança para Pedro Malheiro

NACIONAL14.11.202311:22

Reunião na semana passada com Boavista acelerou processo; lateral-direito poderá reforçar o plantel na reabertura de mercado

Pedro Malheiro está mais perto do Benfica. Os encarnados aprofundaram contactos com o Boavista visando a contratação do lateral-direito e é muito provável que o internacional sub-21 venha a ser reforço no mercado de inverno.

Há muito que o jogador está referenciado pelo clube mas o alegado interesse do SC Braga e a necessidade de ter mais soluções para aquele lugar no futuro imediato levaram as águias a estugar o passo. 

Ao que A BOLA apurou, os clubes reuniram-se no final de semana passada para uma primeira tentativa de acordo. Mas ainda há uma diferença nos valores. Os axadrezados pedem cerca de seis milhões de euros (apesar de a cláusula de rescisão do futebolista ser de €15 milhões), porém os campeões nacionais não aceitam pagar tanto. 

O negócio encontra-se, portanto, num momento de proposta e contraproposta, como é normal nestes casos, e um entendimento possível pode passar por cedências de parte a parte, sendo que o Boavista não abdica de receber o montante a pronto devido às dificuldades financeiras por que atravessa.

Sabe o nosso jornal que Jorge Mendes, empresário de Pedro Malheiro, e Gérard Lopez, dono da empresa que detém a maioria do capital da SAD boavisteira, estão agora a conduzir o processo, sinal do quão avançada está a negociação. 

Lesão de Bah e sem alternativas

A contratação de um lateral-direito na reabertura do mercado é considerada prioritária para a SAD. Rui Costa e Roger Schmidt entenderam que poderiam começar a época tendo apenas Alexander Bah como único jogador de raiz para a posição (após a saída de Gilberto para o Bahia, do Brasil), pois que Aursnes seria uma opção igualmente válida, além da capacidade física e mental do dinamarquês que, em condições normais, conseguiria fazer a maior parte da época a um bom nível.

Mas a sucessão de problemas clínicos de Alexander Bah fez os encarnados mudar de ideias. Desde o início de setembro que o camisola 6 tem vindo a deparar-se com uma lesão no pé esquerdo, cujos primeiros sinais surgiram na seleção da Dinamarca. O benfiquista nem sequer jogou, regressou mais cedo ao Seixal mas nunca recuperou a cem por cento, tendo tentado a cura à medida que ia jogando. 

Sem se tratar de uma mazela grave, a solução passava, no entanto, por uma paragem mais prolongada. O diagnóstico surgiu no final de outubro, no site oficial do Benfica: «Edema ósseo do segundo metatarsiano do pé esquerdo.» Um problema no osso do dedo, que requer tratamento conservador. Que requer tempo, portanto. São estas circunstâncias que levaram o Benfica a olhar para este lugar com outros olhos. Mais que um alvo, Malheiro tornou-se um objetivo.