Aston Villa-Manchester City: Emery e Guardiola na ‘guerra’ do trono
Unai Emery e Pep Guardiola em duelo (Foto Imago)

Aston Villa-Manchester City: Emery e Guardiola na ‘guerra’ do trono

INTERNACIONAL06.12.202308:00

Saiba o que esperar de um dos jogos grandes da 15.ª jornada da Premier League entre quarto e terceiro classificados, separados por apenas um ponto e vindo ambos de empates…

O Villa Park em Birmingham recebe esta quarta-feira um dos jogos mais esperados da 15.ª jornada da Premier League, com a visita do 3.º classificado, o Manchester City, à casa do quarto, o Aston Villa.

Separadas por somente um ponto – o anfitrião soma 29 e os citizens contabilizam 30 – e sabendo que o trono está, desde ontem à noite mais longe depois da vitória do líder Arsenal diante do Luton (4-3), resultado que permitiu aos gunners chegarem à cota 36, os cerebrais treinadores das duas equipas, Unai Emery e Pep Guardiola, não vêm outro resultado possível que não a vitória, mais ainda quando ambos vêm de empates na ronda anterior.

Com efeito, os villagers não foram além de um 2-2 em Bournemout, ao passo que o atual campeão inglês (e europeu) cedeu pontos em casa diante do Tottenham (3-3). Dois empates que, diga-se, são coisa rara nas equipas que estarão esta noite em duelo.

Os conjuntos de Birmingham e Manchester somam nove vitórias, cada, na Premier League 2023/2024, tendo a equipa de Bernardo Silva e Rúben Dias mais um empate e, por isso, menos uma derrota do que a formação que esta noite visitam. Em golos marcados, ligeira superioridade do City, com 36, mais 3 do que o Villa; vantagem também dos visitantes em sofridos, com 14, contra os 20 do adversário.

Rúben Dias e Bernardo Silva (Foto Imago)

À luz destes (e de outros) dados, a possibilidade é alta de este confronto ter muitos golos: em sete dos últimos oito jogos dos dois emblemas houve três ou mais golos, a maioria na primeira parte. Nota ainda para o facto de o City ter chegado à primeira vantagem no marcador em oito dos seus últimos nove desafios. Outra nota: o último 0-0 entre as duas equipas data de 1994, ou seja, de há quase 30 anos!

Se a base de observação for a história, então surge um registo claro de um dominador e de um dominado: o Aston Villa não derrota o Manchester City há mais de 10 anos, numa série de 15 jogos, em casa ou fora e contabilizando todas as competições, nos quais os citizens somaram 13 vitórias e 2 empates, um deles, porém, no último frente a frente em Villa Park (1-1), em setembro do ano passado.

Mas, neste momento, o emblema orientado por Unai Emery está numa série de 13 vitórias consecutivas em casa para a Premier League e, se derrotar o City, igualará um recorde estabelecido em 1903! Sim, há 120 anos… Estimulante, no mínimo.

E refira-se que a equipa de Pep Guardiola chega a este duelo após três empates consecutivos nas últimas três rondas, isto é, seis pontos perdidos em nove possíveis – poderão os citizens alegar que não aconteceram contra uns adversários quaisquer; afinal pela frente tiveram Chelsea, Liverpool e Tottenham.

Voltemos, entretanto, a mais um dado semelhante: Villa e City são as duas equipas inglesas com mais vitórias ano civil de 2023, a primeira com 22, só ultrapassada pela segunda com 26. Quem cede esta noite?

Ollie Watkins tem sido o grande destaque do Aston Villa em 2023/2024 (Foto Imago)

ASTON VILLA

Sistema: 5x4x1

Onze provável: Emiliano Martínez; Cash, Konsa, Diego Carlos, Pau Torres e Alex Moreno; Boubacar Kamara, Douglas Luiz, Moussa Diaby e McGinn; Ollie Watkins

Indisponíveis: Buendia (lesão), Mings (lesão) e Traoré (lesão)

Em risco de exclusão: Cash, Lucas Digne e Douglas Luiz 

A antevisão do treinador Unai Emery: «É difícil manter a posse de bola contra o Man City. A cada jogo que eles disputam, eles estão a melhorar na posse de bola. Mas jogamos em casa e temos de mostrar o nosso potencial; os meus jogadores têm de ser os protagonistas. Sabendo que vamos defrontar a melhor equipa inglesa.»

Figura: Ollie Watkins.

Ainda a indignação (de Bernardo Silva e Erling Haaland) com a arbitragem do City-Tottenham (3-3) da última ronda (Foto Imago)

MANCHESTER CITY

Sistema: 3x2x4x1

Onze provável: Ederson; Kyle Walker, Rúben Dias e Nathan Ake; Kovacic e Stones; Bernardo Silva, Rico Lewis, Julián Álvarez e Phil Foden; Haaland

Indisponíveis: De Bruyne (lesão), Matheus Nunes (lesão), Rodri (suspenão) e Jack Grealish (suspensão)

Em risco de exclusão:  –

A antevisão do treinador Pep Guardiola: «A minha sensação é de que vamos ganhar a Premier League. Se me perguntares a mim, nós vamos ganhar a Premier League. Se jogarmos ao nível que temos estado a jogar, contra o Liverpool e o Tottenham, nós vamos ganhar novamente. Temos três empates seguidos, mas isso não nos impede de ganhar a quarta Premier seguida, algo que nunca foi conseguido por nenhuma equipa. Sabemos que é difícil, também por ser inédito.»

Figura: Haaland.