ANTEVISÃO Barcelona-Real Madrid: Escaldante ‘El Clásico’ pode valer liderança
O Barcelona, de João Félix e João Cancelo, recebe o Real Madrid no sábado

ANTEVISÃO Barcelona-Real Madrid: Escaldante ‘El Clásico’ pode valer liderança

INTERNACIONAL28.10.202308:01

O Barcelona, no 3.º lugar e com dois portugueses em destaque, e o líder Real Madrid, só com mais um ponto do que os ‘blaugrana’, disputam este sábado um dos maiores jogos a nível mundial

Este sábado, a partir das 15.15 horas, Barcelona e Real Madrid vão protagonizar a 186ª edição do El Clásico, uma rivalidade que há muito ultrapassou as fronteiras de Espanha e se espalhou a nível global. O jogo será pela 11.ª jornada da La Liga e, pela primeira vez, terá lugar no Estádio Olímpico Lluís Companys, casa emprestada do Barcelona enquanto o Camp Nou é renovado. 

No campeonato, o Barcelona tem 24 pontos, está invicto, mas já teve três empates – contra o Getafe (0-0), o Maiorca (2-2) e o Granada (2-2) – que lhes custaram a liderança; na última jornada, venceu o Athletic (1-0) com um golo do jovem Marc Guiu. O Real Madrid, apesar de já ter perdido contra o Atlético de Madrid (3-1), está no 1º lugar com 25 pontos (os mesmos que o Girona), graças às suas 8 vitórias e um empate – na última jornada com o Sevilha (1-1). 

Os blancos são também a melhor equipa a jogar fora de casa, tendo amealhado 13 pontos nos seis jogos que fizeram na condição de visitante. Em contrapartida, o Barcelona tem um registado perfeito a jogar em casa, tendo ganho os cinco jogos que aí disputou. 

No treino de sexta-feira, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, teve boas notícias, com o regresso aos treinos de quatro jogadores: Lewandowski, de Jong, Pedri e Koundé, que estavam todos afastados por lesão. Raphinha, que também estivera de fora, regressara aos treinos no dia anterior. O jornal Marca avança que, deste grupo, Lewandowski e de Jong são os que têm mais hipóteses de enfrentarem o Real Madrid. 

A confirmar-se, o polaco será um reforço de peso para o Barça, ele que é o melhor marcador da equipa na época, com 6 golos marcados em 10 jogos (e ainda tem 4 assistências). O avançado está de fora desde o jogo com o FC Porto para a Liga dos Campeões.

Do lado do Real, na conferência de imprensa pré-jogo, o treinador Carlo Ancelotti confirmou que Jude Bellingham está recuperado do desconforto que sentiu depois do jogo com o SC Braga na passada terça-feira. O inglês tem sido uma das maiores figuras da equipa e já fez 8 golos em 9 jogos no campeonato. 

Para além dos golos que pode trazer, o inglês será uma peça importante na batalha do meio-campo que poderá haver no El Clásico.

Ambas as equipas gostam de controlar a bola e de pautar o ritmo de jogo, sendo o meio-campo essencial para isso. Bellingham, para além de aparecer em zonas de finalização, é o homem mais avançado do losango no meio-campo com que o Real costuma jogar. Por seu lado, como se sabe, o Barcelona tem o domínio da posse de bola no seu ADN e, esta época, o meio-campo tem contado com a ajuda de João Cancelo, que costuma abandonar o seu rótulo de lateral para ajudar na construção de ataques no centro do terreno. 

O outro português que também pode brilhar é João Félix – habitual titular na esquerda do ataque, o português anda com azar, já que na La Liga só tem um golo em seu nome e três bolas nos ferros. Ainda assim, tem a confiança de Xavi, que comentou o seu impacto na equipa e o comparou à importância que Bellingham tem para o Real Madrid, na conferência de imprensa pré-jogo: «O João em talento, está a marcar a diferença, joga bem entrelinhas, no um-contra-um e tem passe para golo. Ele e Bellingham podem ser determinantes para as suas equipas.»

O histórico de confrontos entre os dois emblemas é equilibrado, com uma pequena vantagem para os merengues, que já venceram o seu eterno rival por 77 vezes, mas perderam outras 74. Pelo meio, houve 35 empates. 

O árbitro FIFA Gil Manzano irá apitar este duelo, ele que já esteve noutros dois El Clásicos, tendo, em ambos os casos, a vitória caído para o Real Madrid.

Gil Manzano

Barcelona

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araújo, Christensen, Alejandro Baldé; Romeu, Gavi, Gundogan; Fermín López, Ferran Torres, João Félix

Treinador: Xavi Hernández

Lesionados: Sergi Roberto

Figura: João Cancelo. Sendo a presença de Robert Lewandowski ainda incerta, João Cancelo é uma das maiores figuras do Barcelona e um jogador, nesta fase, indispensável para Xavi. Titular indiscutível desde que chegou a Barcelona, por empréstimo do Man. City, o lateral português destaca-se pela sua participação ativa na construção de jogo da equipa, pela sua qualidade de passe e pela ameaça que representa junto à área do adversário. 

João Cancelo, jogador do Barcelona. Foto Imago

O que diz o treinador, Xavi Hernández: «Temos de ser cuidadosos com a linha de avançados perigosa do adversário, mas nunca mudaria o nosso sistema e estilo de jogo. Vamos jogar ao ataque e assumir o risco. Ganhar este jogo dar-nos-ia muita confiança porque nos colocaria à frente do Real no campeonato.»

Real Madrid

Sistema: 4x3x1x2

Onze provável: Kepa; Carvajal, Rudiger, David Alaba, Ferland Mendy; Tchouaméni, Kroos, Valverde; Bellingham; Vinícius, Rodrygo 

Treinador: Carlo Ancelotti

Lesionados: Thibaut Courtois, Éder Militão, Dani Ceballos, Arda Guller 

Figura: Jude Bellingham. Impressionante o impacto que o médio de 20 anos tem tido no Real Madrid. Vindo no último verão do Borussia Dortmund por 103 milhões de euros, pelos blancos, já fez 11 golos e três assistências em apenas 12 jogos, tendo inclusive já batido recordes de Cristiano Ronaldo no clube. Para além disso, é uma peça importante no meio-campo e ajuda a equipa a progredir no terreno.  

Jude Bellingham (IMAGO/AFLOSPORT)

O que diz o treinador, Carlo Ancelotti: «Estamos entusiasmados pela possibilidade de fazermos um grande jogo e a nossa dinâmica é boa. É a melhor altura para disputar um grande jogo. É um duelo importante para todos, mas a temporada é muito longa e é cedo para dizer que este jogo é decisivo.»