10 figuras que marcaram o futebol português em 2023
João Neves (IMAGO)

10 figuras que marcaram o futebol português em 2023

NACIONAL27.12.202311:00

Balanço do ano de A BOLA

1.Roger Schmidt

Campeão pelo Benfica na sua época de estreia no futebol português, o treinador alemão conquistou ainda a Supertaça Cândido de Oliveira, em agosto, no arranque desta temporada. O 38.º título do Benfica foi conquistado depois de somar 28 vitórias nas 34 jornadas realizadas, perfazendo um total de 87 pontos na prova.

2. Nuno Santos

O golo de letra que o ala do Sporting marcou ao Boavista (vitória dos leões por 3-0) na 24.ª jornada da época passada, em março, é indubitavelmente o melhor golo do ano do futebol português. Para não restarem dúvidas, o golo está entre os três finalistas do Prémio Puskas. Já esteve várias vezes às portas da seleção nacional, mas ainda não foi chamado por Roberto Martínez.

 

3. Viktor Gyokeres

O avançado sueco tem sido o jogador-sensação da segunda metade do ano no futebol português. Foi a contratação mais cara de sempre do Sporting, com a SAD a pagar 20 milhões de euros, mas o seu valor está à vista. São 10 golos, 13 assistências e muitas dores de cabeça para a defesa adversária. O gesto de celebração de Gyokeres é já um ícone.

A celebração de Gyokeres (IMAGO)

4. Otávio

O jogador mais influente do FC Porto na época passada totalizou 27 jogos, 25 dos quais como titular, tendo apontado cinco golos e realizado sete assistências. Antes de rumar para o Al-Nassr, numa transferência de 40 milhões de euros, foi eleito o melhor jogador da Liga Portugal 22/23. Ao serviço dos dragões, o internacional luso-brasileiro demonstrou ser fundamental.

5. Roberto Martínez

2023 foi um ano imaculado e recheado de recordes para o treinador espanhol da seleção portuguesa. Chegado em janeiro, conseguiu um apuramento limpinho para o Euro2024, com 10 triunfos nos 10 jogos ao comando da formação das quinas. Com um Portugal mais coeso do que nunca, Martínez superou ainda a marca de golos marcados e sofridos.

6. Gonçalo Ramos

Ficou atrás de Taremi na lista de melhores marcadores da época passada, com 27 golos, mas o avançado português foi uma peça fundamental no caminho rumo ao título do Benfica e mostrou o seu valor no ataque da seleção portuguesa. Entre Benfica e a seleção portuguesa totalizou 53 jogos e 30 golos.

7. João Neves

Foram prémios atrás de prémios por parte da Liga Portugal na segunda metade da época passada e nos primeiros meses da atual. O médio jogou pela primeira vez na equipa principal em dezembro do ano passado e estreou-se na Champions em fevereiro seguinte, frente ao Bruges. Jogador essencial para Schmidt no Benfica, o jovem de 19 anos esteve nos 25 jogos disputados esta época.

8. Taremi

Com mais três golos do que Gonçalo Ramos, Mehdi Taremi chegou a maio com 22 golos marcados ao serviço do FC Porto para o campeonato. Não escapou a algumas críticas, mas o internacional iraniano demonstrou estar à altura nos momentos mais importantes. Nesta segunda metade da época, o internacional iraniano continua a merecer a confiança por parte de Sérgio Conceição, tendo estado nos 22 jogos disputados.

9. Kika Nazareth

Foi um ano promissor para o futebol feminino, muito motivado pela boa participação da seleção nacional no Mundial de Austrália e Nova Zelândia. A jogadora do Benfica representa na perfeição o empenho que existe hoje em dia no futebol feminino, para isso basta olhar para a emoção da internacional portuguesa após o empate que deixou o Benfica a um passo dos 'quartos' da Champions.

10. Erick Mendonça

Vencedor do campeonato e Supertaça e finalista vencido da Liga dos Campeões e Taça de Portugal, Erick Mendonça foi o jogador mais influente da equipa de futsal do Sporting na reta final da época passada. Em julho assinou pelo Barcelona e saiu com o dever de missão cumprida, pois conquistou todos os títulos disputados, quer a nível nacional, quer a nível internacional.