10 curiosidades que não sabia sobre as ‘Big 5’

INTERNACIONAL08.10.202401:48

Com uma nova pausa de seleções a interromper os campeonatos nacionais, A BOLA faz um levantamento dos destaques das principais ligas europeias

Entre seis e nove jornadas já foram disputadas nas Big 5 até ao momento e são muitos os elementos que saltam à vista. Desde portugueses em destaque lá fora, a líderes de campeonatos surpreendentes ou a jogadores que se têm revelado, estas são as 10 curiosidades que têm marcados os maiores campeonatos europeus.

LA LIGA

Kylian Mbappé tem metade dos golos do melhor marcador.

Foi a transferência mais sonante do verão, mas o rendimento de Mbappé no Real Madrid não está ao nível estratosférico que tanto entusiasmou os blancos. Com cinco golos marcados na La Liga, três deles de penálti, Mbappé tem metade dos golos de Lewandowski, que é o melhor marcador das Big 5 até ao momento, a par de Haaland.

4.º classificado tem tantos golos sofridos como o último.

O Villarreal está a ter um forte início de época, ocupando o 4.º lugar da La Liga com os mesmos pontos que o Atlético Madrid. Isto apesar de já ter sofrido 17 golos em nove jornadas, tantos quantos o Las Palmas, que está no último lugar. Só o Valladolid sofreu mais golos (19) até ao momento no campeonato espanhol.

PREMIER LEAGUE

Duas equipas estão invictas e nenhuma delas é líder.

Arsenal e Manchester City têm disputado taco a taco a liderança da Premier League e após sete jornadas, ainda não têm derrotas. Mas os dois empates que registaram colocam as equipas a um ponto do líder Liverpool – tirando o desaire com o Forest, Arne Slot está a ter um início perfeito de campeonato, liderando-o, para já, de forma isolada.

Das três piores equipas das Big 5, duas estão na Premier.

Wolverhampton e Southampton só têm um ponto no campeonato, um pobre registo que, nas Big 5, só é igualado pelos alemães do Bochum.

SERIE A

Seis equipas estão separadas por um ponto.

O equilíbrio tem marcado a Serie A até ao momento. Ainda há duas jornadas o Milan de Paulo Fonseca chegou a liderar a liga à condição. Depois da derrota com a Fiorentina, no último domingo, está em 6.º e a cinco pontos do líder Nápoles. Os rossoneri fazem parte de um lote de cinco clubes, entre o 6.º e o 11.º, que está separado por somente um ponto. São eles Milan, Torino (ambos com 11 pontos), Atalanta, Roma, Empoli e Fiorentina (todos com 10 pontos).

Gasperini chega aos 900 pontos enquanto treinador.

Com a goleada da Atalanta sobre o Génova por 5-1, o técnico de La Dea Gian Piero Gasperini atingiu os 900 pontos na carreira na Seria A, uma impressionante marca que só outros quatro treinadores atingiram: Carlo Ancelotti (950 pontos), Luciano Spalletti (996 pontos) e Massimiliano Allegri (1012 pontos).

Gian Piero Gasperini (IMAGO)

LIGUE 1

João Neves é o líder de assistências

Chegar, ver e… assistir. Foi assim que João Neves se introduziu à Ligue 1 após a saída do Benfica. No PSG, o jovem médio já soma cinco passes para golo e só um jogador o ultrapassa nas Big 5Bukayo Saka, do Arsenal, com sete assistências.

Ninguém sofreu mais golos do que o Montpellier nas Big 5.

Com 21 golos sofridos em sete jornadas, o Montpellier sofre em média três golos por jogo, o que ajuda a explicar o facto de estar na penúltima posição da liga. Nas principais ligas europeias, só o Wolverhampton sofreu tantos golos, até agora, como a equipa que se sagrou campeã francesa em 2012.

BUNDESLIGA

Melhor jogador do campeonato está no E. Frankfurt.

Oitos golos e quatro assistências em seis jogos. São registos de um avançado de elite, mas este não joga numa equipa que de Liga dos Campeões, mas sim, neste caso, no E. Frankfurt. Trata-se de Omar Marmoush, egípcio de 25 anos e só Lewandowski tem tantas contribuições diretas para golo nas Big 5 como ele, mas o polaco tem mais três jogos.

B. Dortmund e Leverkusen dão-se melhor na Champions  

Com duas vitórias em dois jogos, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen lideram a Liga dos Campeões com seis pontos (tantos quantos outras cinco equipas, incluindo o Benfica). Mas na Bundesliga, a tarefa está a ser mais complicada – os campeões sofreram a primeira derrota caseira (com o Leipzig) em mais de um ano e o Borussia já perdeu com Union Berlim (1-2) e foi goleado pelo Estugarda por 1-5.