Eleições na Alemanha: Coligação da CDU vence, AfD em segundo
A aliança de centro-direita CDU/CSU venceu as eleições legislativas ma Alemanha, com 28,5% dos votos, enquanto os sociais-democratas (SPD) do chanceler cessante Olaf Scholz obtiveram apenas 16,4% dos votos.
Ao mesmo tempo, o partido de extrema-direita Alternative fur Deutschland (AfD) ficou em segundo, registando o seu melhor resultado de sempre com 20,8%.
O líder do CDU, Friedrich Merz, que deve ser o próximo chanceler, disse que a sua «prioridade absoluta» será fortalecer a Europa para conseguir independência dos EUA em matéria de defesa, enquanto se prepara para iniciar as negociações da coligação - CDU/CSU e SPD poderão formar a chamada grande coligação, que é considerada a opção mais provável para Merz.
Vários países europeus já felicitaram Merz. António Costa, Presidente do Conselho Europeu, afirmou num post no X: «Transmiti a Friedrich Merz as minhas felicitações pela sua vitória nas eleições alemãs. Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com ele para tornar a Europa mais forte, mais próspera e mais autónoma. Estes podem ser tempos difíceis. Mas sei que, tal como no passado, a União Europeia vai cumprir os seus objectivos e sair mais forte.»