Nível das águas do Rio Guadalupe subiu de forma repentina e surpreendeu população, no centro-sul do Estado do Texas (IMAGO)
Nível das águas do Rio Guadalupe subiu de forma repentina e surpreendeu população, no centro-sul do Estado do Texas (IMAGO) - Foto: IMAGO

Cheias mortais no Texas: rio Guadalupe subiu 8 metros em 45 minutos

Há registo de 27 vítimas mortais e 20 desaparecidos

Pelo menos 27 pessoas morreram e 20 estão desaparecidas na sequência das cheias repentinas que atingiram o Texas, nos Estados Unidos, na noite de sexta-feira. Na sequência da chuva intensa que se abateu sobre a região, o rio Guadalupe subiu quase oito metros em 45 minutos, provocando rasto de destruição.

As inundações apanharam a população desprevenida, dado que a situação verificada superou largamente as previsões do Serviço Nacional de Meteorologia. De acordo com a Imprensa norte-americana, o intervalo estimado de chuva era entre 7,6 e 15,2 cm, no entanto foram registados 25,4 cm.

As buscas no terreno prosseguem, 850 pessoas já foram resgatadas até ao momento, no entanto ainda há desaparecidos, incluindo várias raparigas que se encontravam no Camp Mystic, campo de férias cristão.

«A administração de Trump está a trabalhar com as autoridades estatais e locais no terreno no Texas, para responder às trágicas inundaçõesque ocorreram ontem. A nossa secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve. A Melania e eu rezamos por todas as famílias afetadas por esta tragédia horrível», escreveu o presidente norte-americano, Donald Trump, no X.