Portugal-Luxemburgo (9-0): Goleada histórica teve arte moderna

Portugal-Luxemburgo (9-0): Goleada histórica teve arte moderna

SELEÇÃO11.09.202321:43

A Seleção Nacional conseguiu a sexta vitória consecutiva no grupo J de qualificação para o Euro-2024 e que vitória: uma goleada das antigas, por 9-0, com nota artística como ainda não se vira na era Martínez! Que luxo aquilo que se viu esta noite no Algarve. Inesquecível

Nunca se vira algo assim em 102 anos de história da Seleção Nacional. Nove golos marcados num só jogo contra nenhum sofrido. Assim mesmo: 9-0! Nem mais nem menos, a maior goleada de sempre acaba de acontecer no Estádio Algarve e a vítima foi o Luxemburgo, que em março, recorde-se, já tinha perdido por 0-6 em casa contra Portugal.

Para sempre recordados serão os nomes de Bruno Fernandes (três assistências e um golo), de Diogo Jota (dois golos e uma assistência), dos Gonçalos, Ramos e Inácio (cada um com dois golos, também), de Ricardo Horta (um golo), de João Félix (uma obra de arte em forma de golo), de Bernardo Silva, uma assistência, e de Rafael Leão com outra.

O melhor em campo para A BOLA: Bruno Fernandes.

Mas junte-se a estes também os nomes de Diogo Costa, que aguentou a baliza em branco, com enorme defesa (62’), de Rúben Dias e Danilo Pereira, intransponíveis, de Diogo Dalot e Nélson Semedo, hiperativos nas alas, e ainda de Otávio, Rúben Neves e João Cancelo.

Sem esquecer, claro, o obreiro de tudo isto, Roberto Martínez, o treinador espanhol que pegou na Seleção em janeiro e que, em seis jogos, soma seis vitórias e já viu 24 golos serem marcados e nenhum sofrido.

Ganhar era importante, faltava o futebol bonito. O selecionador achava que ainda não era hora, A BOLA bem o avisou de que era hoje, na noite desta segunda-feira que a magia se soltaria, que o talento explodiria, que todo o esplendor de Portugal sobressairia.

Recorde abaixo os principais momentos do jogo, reveja todos os golos em vídeo e deslumbre-se com as melhores imagens da goleada histórica:

90+3' Acabou! Que exibição de Portugal!

A maior goleada da história de Portugal

11 setembro 2023, 21:49

A maior goleada da história de Portugal

Nunca a Seleção Nacional marcara nove golos numa partida, fosse oficial ou particular. E há 24 anos que não marcava oito golos num só jogo...

88' GOLO DE PORTUGAL! 9-0! Goleada das antigas na qual João Félix também quis participar. E logo com uma obra de arte. Golaço do avançado do Barcelona!!!

Luc Holtz sim está farto da frase GOLO DE PORTUGAL. O selecionador do Luxemburgo acaba de abandonar o campo na direção dos balneários...

82' GOLO DE PORTUGAL!!! (aí está frase que não cansa!) 8-0! Bruno Fernandes estava a encher o campo, já tinha protagonizado três assistências (!), queria um golo. E marcou-o! E que passe vertical o de Ricardo Horta!

Estão 18.932 espectadores no Estádio Algarve.

77' GOLO DE PORTUGAL! 7-0! Diogo Jota não quis ficar atrás dos Gonçalos e também bisou! O atacante do Liverpool inicia a jogada fora da área e aproveita ressalto para concluí-la com classe! Uff! Que sufoco, Portugal!!!

75' Dupla substituição para Portugal: saem Danilo Pereira e Rafael Leão (muito ovacionado), entram Rúben Neves e Otávio (sob alguns assobios...).

74' Rafael Leão arrisca ser o jogador que mais emociona as bancadas, que deixa os espectadores naquele limite da pontinha da cadeira à medida que vai por ali fora, qual gazela, imparável.

71' Ricardo Horta também quer bisar! Desta vez, porém, o tiro saiu contra o guarda-redes.

67' GOLO DE PORTUGAL! 6-0! Ricardo Horta, que entrou há sete minutos, enche o pé e fuzila a baliza luxemburguesa! A jogada começou em Rúben Dias, com fantástico passe longo para Diogo Jota, que domina na perfeição e serve suavemente o atacante do SC Braga. E vão seis!

66' Que exibição de mão cheia esta que Portugal está esta noite a fazer no Algarve!

60' Tripla substituição na equipa de Portugal: saem Nélson Semedo, Gonçalo Ramos e Bernardo Silva, entram João Cancelo, João Félix e Ricardo Horta.

57' GOLO DE PORTUGAL! O passe de Bernardo Silva é magistral, a execução de Diogo Jota é fulminante. O avançado do Liverpool já tinha ameaçado por três vezes na primeira parte, agora não deu hipóteses! Que exibição, Portugal!!!!

55' Que perigo! De livre, na esquina da área, Bruno Fernandes dispara e vê a bola, no limite, ser desviada para canto!

Os heróis da primeira parte:

46' Começou a segunda parte. O Luxemburgo mudou três peças; Portugal mantém o onze.

Grande primeira parte de Portugal, com entrada supersónica em jogo a deixar o Luxemburgo em sentido e quase sem conseguir respirar perante o sufoco de todas as linhas portuguesas. Depois, a arte de Bruno Fernandes (duas assistências), Bernardo Silva (1) e Rafael Leão (1) elevou ao olimpo os Gonçalos em campo: Inácio, no 1-0 e no 4-0, ambos de cabeça, e Ramos, com dois golaços, o 2-0 e em especial o 3-0 com direito a baile na área antes do disparo indefensável do algarvio, a ser tão feliz na região que o viu nascer.

Comparando com o que Cristiano Ronaldo tem acrescentado (ou não) ao jogo da Seleção Nacional nos últimos meses, em particular no desafio anterior na Eslováquia, este Gonçalo Ramos encontra-se claramente em posição privilegiada para estar muito mais vezes entre as primeiras escolhas de Martínez. É a inevitável lei do futebol.

Intervalo no Algarve.

45+4' GOLO DE PORTUGAL! 4-0! Gonçalo Inácio também a bisar, de novo de cabeça e novamente após passe de Bruno Fernandes. A Seleção Nacional está imparável e chega ao intervalo a golear!

33' GOLO DE PORTUGAL! 3-0! Bis de Gonçalo Ramos a bailar com a bola na área e a disparar! Que exibição do algarvio! O passe é de Rafael Leão, após sprint na ala esquerda.

30' No espaço de um minuto, eis Diogo Jota a aparecer em jogo, com dois remates cheios de veneno. O segundo, se entrava, era um poema, um golaço: o avançado do Liverpool tentou de bicicleta após passe de Nélson Semedo. Só dá Portugal!

18' GOLO DE PORTUGAL! 2-0! E o algarvio marca no Algarve: Gonçalo Ramos faz o 5.º golo pela Seleção, num lance em que a insistência de Bruno Fernandes o levou a ganhar a bola a um adversário e deixá-la na perfeição para Bernardo Silva fazer a assistência fatal.

Merecidíssima vantagem portuguesa. Desde o início da partida, a Seleção Nacional domina a toda a linha: mais posse, mais passes, mais ataques e mais lances perigosos.

12' GOLO DE PORTUGAL! Marcou Gonçalo Inácio!!! Bruno Fernandes cruzou de trivela para o cabeceamento do central do Sporting! Uma delícia a assistência do médio do Manchester United.

3' Rafael Leão foi o primeiro a levar os adeptos ao rubro, numa sucessão de dribles estonteantes. O cruzamento, porém, acabou nas mãos de Moris.

1' Começou a partida! Saiu o Luxemburgo com a bola

Cumpre-se minuto de silêncio pela tragédia de Marrocos onde um violento sismo vitimou milhares de pessoas.

Vão ouvir-se os hinos

O Estádio Algarve está cada vez mais composto e o ambiente é de festa. As equipas já voltaram aos balneários.

João Félix foi homenageado no relvado com a placa alusiva às 25 internacionalizações (cumpridas no Portugal-Gana do Mundial-2022), ele que, entretanto, já soma 31.

A Seleção Nacional já entrou para o aquecimento, quando faltam 35 minutos para o jogo.

Também já há onze do Luxemburgo:
Moris; Bohnert, Jans, Chanot, Mahmutovic e Mica Pinto; Yvandro Sanches, Rupil, Leandro Barreiro e Danel Sinani; Alessio Curci

Eis o ONZE DE PORTUGAL: 
Diogo Costa; Nélson Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Diogo Dalot; Bruno Fernandes, Danilo Pereira e Bernardo Silva; Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Rafael Leão