Francesco Farioli, treinador do FC Porto - FOTO: Miguel Lemos/Kapta+
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - FOTO: Miguel Lemos/Kapta+

Zaidu já está, faltam dez: o onze provável do FC Porto para duelo com o Utrecht

Jogo com os neerlandeses impõe uma gestão cuidada, porque a seguir os dragões têm uma deslocação muito complexa a Famalicão. Oportunidade de ouro para chegar aos nove pontos na UEFA Europa League

UTREQUE - O FC Porto tem hoje a oportunidade de aproveitar o momento menos vigoroso do Utrecht para chegar aos 9 pontos e acelerar para estar entre os oito clubes mais fortes da primeira fase da UEFA Europa League. Garantir vaga direta para os oitavos de final e escapar aos dois jogos do play-off é desígnio de Farioli. O adversário neerlandês faz parte do restrito grupo de equipas da fase de liga ainda sem pontos na competição.

Os equilíbrios entre este jogo e o do Famalicão, da Liga, fora do Dragão, poderão ter peso nas escolhas de Francesco Farioli? Podem ter. O próprio assumiu na antevisão que será necessário ao FC Porto gerir essa exigência de calendário, confirmando, desde logo, a titularidade de Zaidu, lateral que tem estado tapado por Francisco Moura e até Martim Fernandes. Contudo, convém não esquecer que os dragões têm nos Países Baixos uma ocasião de ouro para voltar aos triunfos, após a derrota (a única da época) frente ao Nottingham.

Nesse sentido, o italiano poderá promover os regressos ao onze de Gabri Veiga e Borja Sainz, dois dos heróis da vitória sobre o SC Braga, e porventura, explorar o grande momento de confiança de Pablo Rosario para dar descanso a Alan Varela. O meio-campo voltaria, assim, a ter a sua matriz quase completa (ainda que sem Varela, o que não é pouco), com Gabri Veiga e Froholdt como médios interiores.

Na linha defensiva, não se antecipam muito mais mudanças do que aquela já anunciada por Farioli, embora Martim Fernandes possa disputar um lugar com Alberto. No ataque, Borja Sainz deverá recuperar a titularidade, beneficiando da sua frescura física e confiança demonstrada no último jogo. A frente ofensiva dos dragões deverá ser composta por Pepê, Samu e Borja Sainz, formando um trio com potencial para criar dificuldades à defesa neerlandesa.

Galeria de imagens 11 Fotos