Xavi contra ofensas no futebol: «Se insultas um pedreiro, cai-te um tijolo na cabeça»
Também Xavi Hernández, treinador do Barcelona, abordou o tema do racismo numa conferência de imprensa de antevisão do jogo contra o Valladolid. Insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, durante o jogo contra o Valência (ver notícia relacionada), têm causado celeuma no mundo do futebol.
«No geral, por desgraça, tem havido sempre casos de racismo no futebol e é uma pena que isto aconteça em 2023. Há que condenar qualquer ato de racismo. Aqui não há emblemas, são pessoas e temos de condenar atos de racismo como aquele que aconteceu com Vinícius», declarou o treinador do emblema catalão.
O técnico, de 43 anos, foi perentório em relação à necessidade de interromper jogos em que se verificam casos de racismo, justificando que não pode haver tolerância para estes comportamentos em campo. «Eu estou no banco e chamam-me filho daquilo. Não vejo nenhum pedreiro ou padeiro a sofrer com isto. Insulto? Não se joga. Ninguém insulta um professor. Se insultas um pedreiro, cai-te um tijolo na cabeça. Temos de nos impor e não tenho de levar com insultos no meu horário laboral, aproveito para o dizer», referiu Xavi, sem rodeios.