Xabi Alonso pode esperar: Liverpool a um passo dos oitavos (crónica)
Dominik Szoboszlai está a destacar-se como o jogador mais consistente do Liverpool nesta época repleta de altos e baixos para o campeão inglês. Em casa do Marselha, o húngaro assistiu (22’) Hugo Ekitiké (quiçá o segundo melhor jogador da equipa esta época) para o primeiro golo da noite, mas que foi anulado por fora de jogo do francês. E depois abrilhantou uma partida cinzenta.
Num livre direto a fechar a 1.ª parte (45+1’), Szoboszlai inspirou-se em magias que o bruxo Ronaldinho fez com a camisola do Barcelona e do Flamengo, e rematou a bola por baixo da barreira, enganando por completo a equipa francesa.
Greenwood contra o mundo
Talvez por ter sido formado no Manchester United, Mason Greenwood teve uma vontade enorme em marcar ao Liverpool. Começou por deixar Wirtz pregado ao chão antes de obrigar (52’) Alisson a aplicar-se, depois soltou-se (60') num contra-ataque, descobriu Hamed Traoré sozinho na área, mas este disparou por cima da baliza e os adeptos marselheses levaram as mãos à cabeça.
O inglês foi de longe a luz mais brilhante de uma equipa que desapontou, ainda por cima por estar a jogar em casa. E que voltou a ser castigada com naturalidade.
Num lance de uma passividade quase incompreensível por parte da equipa de Roberto De Zerbi, Ekitiké e Wirtz fizeram o que quiseram da defesa, com o alemão a descobrir Frimpong no flanco direito. O neerlandês passou com facilidade por Igor Paixão, tentou o cruzamento junto à linha de fundo e Rulli acabou por introduzir (72’) a bola na própria baliza.
Já com o jogo decidido, Alisson ainda impediu (90+1’) o golo de Aubameyang e coroou uma exibição de qualidade.
Este não é o mesmo Salah
Após as críticas públicas de Salah à sua pouca utilização esta época, e ao anúncio da reconciliação do jogador com o plantel e Arne Slot, o técnico colocou-o a titular no primeiro jogo após regressar da CAN. E a aposta não foi recompensada.
Tal foi evidente aos 83’. Numa enorme falha de marcação da defesa, Cody Gakpo arrastou dois defesas e isolou Salah. O egípcio, já invariavelmente uma lenda do Liverpool, tentou um remate fraco e desenquadrado com o pé esquerdo, que saiu ao lado. Um falhanço inacreditável para um jogador que, em dias que parecem cada vez mais distantes, foi um dos melhores jogadores do mundo.
Talvez desiludido com o colega, Gakpo chamou o protagonismo a si no último lance da partida, aproveitando nova falha defensiva para selar uma vitória tranquila do Liverpool, que está no 4.º lugar da fase de liga com 15 pontos e que recebe o Qarabag na última jornada. Já o Marselha está em 19.º e ainda pode cair para fora dos lugares de acesso ao play-off.
#DAZNChampions