Volta à Àustria troca última etapa por um passeio a pedido do pai de André Drege
A organização da Volta à Áustria decidiu que, este domingo, não se realizará a quinta e última etapa da prova, numa homenagem ao ciclista norueguês André Drege (Coop-Repsol), que morreu, no sábado, na sequência de uma queda durante a quarta tirada. «A etapa final da 73.ª Volta à Áustria não vai ser disputada devido à trágica morte na etapa de ontem [sábado]».
O mundo do ciclismo está em choque e Tadej Pogacar, no Tour, não deixou passar o momento em claro, revelando-se chocado com a notícia. «A pedido da família e da equipa de André Drege, hoje a etapa será um passeio de condolências até Patscherkofel», anunciou em comunicado a organização.
"I'm still a bit in shock right now." 😢
— SBS Sport (@SBSSportau) July 7, 2024
Tadej Pogacar was devastated to learn of the tragic passing of Andre Drege, the cyclist who was involved in a serious crash at the Tour of Austria.
TDF 2024 | @SBS & @SBSOnDemand | June 29 - July 21#SBSTDF | #couchpeloton | #TDF2024 pic.twitter.com/NoBs1J4rDH
We are devastated by the tragic passing of André Drege🌹
— Team Coop - Repsol (@TeamCoopRepsol) July 6, 2024
Our thoughts and prayers are with André’s family and loved ones during this incredibly difficult time.
André’s family has requested privacy as they mourn their loss, and we kindly ask that their wishes are respected. pic.twitter.com/qtD79ItOnI
Drege, de 25 anos, morreu na sequência de uma violenta queda na descida do Grossglockner. «O passeio memorial foi o desejo expresso do pai do André, dos seus companheiros e de toda a sua equipa, dando oportunidade, a toda a família do ciclismo, interiorizar o sucedido e homenagear André Drege», explicou o diretor da corrida, Thomas Pupp.
O corredor norueguês estreou-se como profissional em 2021 e esteve sempre na mesma equipa continental, podendo chegar, de acordo com alguma imprensa especializada, a uma equipa do WorldTour em 2025.