Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e o irmão
André Villas-Boas abriu a cerimónia de entrega dos Dragões de Ouro da época 2024/2025, com um discurso emocionado, no qual sublinhou os valores que definem a identidade do FC Porto, homenageando figuras que marcaram profundamente a sua história, como Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e o seu irmão André Silva.
«Neste clube aprendemos os valores do trabalho, da exigência, do rigor e da transcendência, valores que nos levam hoje a ter uma cultura de vitória, uma sede de vencer que nos distingue dos demais», afirmou Villas-Boas, sublinhando que esses princípios foram forjados ao longo dos 132 anos de história do FC Porto.
Neste clube aprendemos os valores do trabalho, da exigência, do rigor e da transcendência, valores que nos levam hoje a ter uma cultura de vitória, uma sede de vencer que nos distingue dos demais
O líder portista recordou com emoção a perda de quatro figuras que deixaram um legado inestimável: Pinto da Costa, o «presidente dos presidentes e maior dirigente desportivo da história do futebol mundial», um homem que «transformou este clube numa referência mundial, que acreditou sempre que o FC Porto podia ser muito maior» e que guiou o FC Porto «em décadas de conquistas»; Jorge Costa, «o eterno Bicho, capitão e dirigente, exemplo de coragem, de lealdade e de paixão pelo emblema»; e ainda Diogo Jota e André Silva, que «deixaram um rasto de orgulho em todos nós».
Estas perdas doem. Tocam-nos como portistas e como pessoas
«Estas perdas doem. Tocam-nos como portistas e como pessoas. Mas, ao mesmo tempo, obrigam-nos a olhar para o legado que deixaram e a transformá-lo em responsabilidade», disse.