VÍDEO: fora de jogo óbvio? Não! Eis o primeiro golo validado pela 'lei Wenger'

Teste-piloto está a ter lugar na liga canadiana

Aconteceu no Canadá o primeiro golo validado pela 'lei Wenger'. Num lance que tradicionalmente seria anulado por fora de jogo, Alejandro Díaz, do Pacific FC, não estava com o corpo totalmente à frente do seu adversário do HFX Wanderers, tendo visto, por isso, o seu golo ser validado para as contas do marcador, que terminou em 2-2.

A lei, criada por Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento do futebol da FIA, está a ser testada na liga do Canadá e determina que só há posição irregular do atacante se estiver com o corpo totalmente adiantado ao defesa. O que não foi o caso.

Considerada controversa, a proposta do francês não foi bem vista pela International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pelas regras do futebol, e também foi recusada pela UEFA, mas entrou agora em fase de testes no Canadá.