Vídeo: fim da temporada para Stefan Kung após queda nos Europeus
É uma das imagens mais fortes e certamente a mais chocante do primeiro dia dos Campeonatos Europeus de Estrada, na quarta-feira. O corredor suíço Stefan Kung com o rosto e equipamento ensanguentado e o capacete quase desfeito após queda contra as barreiras metálicas de delimitação do percurso da prova de contrarrelógio.
Kung seguia a alta velocidade não viu os obstáculos por estar com a cabeça baixa sobre o extensor da sua bicicleta de contrarrelógio para otimizar a aerodinâmica e caiu aparatosamente.
Kung não viu as grades #EuroRoad23 pic.twitter.com/gCU2QRzUUZ
— O País Do Ciclismo (@opaisdociclismo) September 20, 2023
Após o incidente, o corredor voltou à bicicleta e completou a competição – classificando-se na 11.ª posição -, mas exames médicos a que submeteu numa unidade hospital em Emmen diagnosticaram-lhe diversas fraturas que implicam a antecipação do final da temporada do ciclista da Groupama-FDJ, foi vice-campeão europeu de contrarrelógio em 2022.
A Federação Suíça de Ciclismo e a equipa do corredor, a francesa Groupama-FDJ, informaram esta quinta-feira sobre o estado clínico do Stefan Kung: «(…) sofreu uma concussão, fratura no osso molar e fraturas numa das mãos. O estado de saúde de Kung é bom, considerando as circunstâncias, e não será necessária cirurgia imediata», pode ler-se em notas publicas nos respetivos sites.
Suite à sa chute dans le final du championnat d’Europe du contre-la-montre, Stefan Küng souffre d’une commotion sans complication, d’une fracture de l’os malaire et d’une fracture à la main ne nécessitant pas d’intervention chirurgicale immédiate. Il est resté sous surveillance à… pic.twitter.com/PuxGU6onD6
— Équipe Cycliste Groupama-FDJ (@GroupamaFDJ) September 21, 2023