Vento forte anula tempos do 'crono' de abertura d'O Gran Camiño
Joshua Tarling pôs um ponto final na invencibilidade de Jonas Vingegaard n’O Gran Camiño, vencendo o contrarrelógio da primeira etapa esta quinta-feira, mas os tempos registados, por decisão das equipas e da organização, não contaram para a geral devido às condições climatéricas adversas, pelo vento forte.
A ameaça de anulação da primeira tirada pairou toda a manhã na Corunha, mas as formações presentes acabaram por decidir enfrentar o vento forte, as rajadas impossíveis e os 14,8 quilómetros de exercício individual com a condição de que as diferenças de tempo registadas não contassem para a classificação geral.
Tarling, campeão europeu da especialidade ganhou, deixando o segundo classificado, o irlandês Darren Rafferty (EF Education-EasyPost), a 42 segundos, e o terceiro, o espanhol Pablo Castrillo (Kern Pharma) a 48.
O britânico vestiu a camisola amarela, mas na sexta-feira vai partir para a segunda etapa, uma ligação de 151,1 quilómetros entre Taboada e Chantada, empatado em tempo com todos os outros 117 ciclistas presentes na prova galega.
Stage win? ✅
— INEOS Grenadiers (@INEOSGrenadiers) February 22, 2024
Leaders jersey? ✅
Points jersey? ✅
Young rider jersey? ✅
Mountains jersey? ✅@Joshytarling gets all FIVE 🙌 pic.twitter.com/ZPUqZwyBHE
O campeão em título, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), preferiu não correr riscos, e foi apenas 45.º, a 2.26 minutos do britânico de 20 anos, perdendo a invencibilidade n’O Gran Camiño – no ano passado, na estreia na prova, ganhou as três etapas disputadas (uma foi anulada devido à queda de neve).
Os primeiros tempos (apenas para registo) foram marcados por especialistas como o norte-americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Ethan Hayter (INEOS), o vice-campeão da Volta ao Algarve de 2021 e duas vezes campeão britânico da especialidade, ou Wilco Kelderman, o neerlandês que parou o cronómetro nos 19.23 minutos.
Stage win? ✅
— INEOS Grenadiers (@INEOSGrenadiers) February 22, 2024
Leaders jersey? ✅
Points jersey? ✅
Young rider jersey? ✅
Mountains jersey? ✅@Joshytarling gets all FIVE 🙌 pic.twitter.com/ZPUqZwyBHE
Entre os portugueses, Ruben Guerreiro (Movistar), terceiro classificado da prova galega em 2023, foi o melhor, na 20.ª posição, com Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) a ficar seis lugares mais abaixo e a ser o melhor representante das equipas nacionais no ‘crono’.
🏆JOSHUA TARLING faise coa victoria na Torre de Hércules! Exhibición do corredor do @INEOSGrenadiers #OGC24 pic.twitter.com/ryjT1RsvaB
— O Gran Camiño (@ograncamino_igt) February 22, 2024