Treinador transalpino trancou a baliza dos auriverdes e equipa parece estar agora no caminho certo - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Treinador transalpino trancou a baliza dos auriverdes e equipa parece estar agora no caminho certo - Foto: Hugo Delgado/LUSA

Vem aí o FC Porto e em Tondela há cadeado à moda italiana com chave anti-dragões

Auriverdes ainda não sofreram golos no tempo regulamentar desde que Cristiano Bacci assumiu o comando técnico. Líder da Liga vai testar a 'folha limpa'

Dois jogos, 210 minutos, zero golos sofridos. É este o pecúlio do Tondela desde que Cristiano Bacci assumiu o leme da equipa.

E os 210 minutos são facilmente explicáveis: a estreia do treinador italiano aconteceu num jogo da Taça de Portugal, sendo que o nulo na receção ao Caldas fez com que esse encontro da 4.ª eliminatória seguisse para prolongamento. Ora, no tempo extra o marcador também não funcionou [os tondelenses acabariam por ser eliminados no desempate por penáltis], pelo que foram 120 minutos sem qualquer tento consentido. Uma semana depois, os beirões foram a Barcelos defrontar o Gil Vicente, em partida da 12.ª jornada da Liga, e também aí veio ao de cima o rigor defensivo implementado pelo técnico italiano, mas, nesse caso, o resultado foi bem mais positivo: triunfo (1-0) no reduto minhoto.

Parece estar, pois, encontrado o caminho para que o Tondela inicie uma curva ascendente na presente temporada. Dois encontros consecutivos com a folha limpa é sempre de ressalvar, mas juntando o facto de os tondelenses terem tido um início de percurso altamente irregular nesta época de regresso aos grandes palcos, então o feito ainda é mais abonatório.

Porque nos 13 primeiros jogos desta campanha (11 para o campeonato, um para a Taça de Portugal e um para a Allianz Cup), ainda sob a orientação de Ivo Vieira, o Tondela havia sofrido... 24 golos.

É, pois, com um cadeado à moda italiana com chave anti-dragões que o emblema da Beira encara a receção ao FC Porto, agendada para as 20h30 de domingo. Os azuis e brancos, atuais líderes da Liga, têm grande poder de fogo, os auriverdes tudo farão para se protegerem de qualquer... foco de incêndio que possa existir no João Cardoso.