Vasco Matos anteviu o jogo com o Estrela da Amadora (Hugo Delgado/Lusa)
Vasco Matos, treinador do Santa Clara (Hugo Delgado/Lusa)

Vasco Matos: «Sabemos o que está a faltar e vamos corrigir»

Treinador de 44 anos desvalorizou a série de três jogos consecutivos sem vencer dos açorianos, não quis ouvir falar de Europa e deixou rasgados elogios a Cristiano Bacci

Depois de ter perdido de forma surpreendente no Bessa (1-0) e ter alargado para três jogos a série sem vitórias e golos marcados, o Santa Clara regressa a casa para receber o Moreirense. Vasco Matos reconhece que os açorianos vivem um momento menos feliz, mas deixa uma garantia: «Sabemos o que é que está a faltar e vamos corrigir. São situações que temos que encarar com normalidade e procurar soluções. Continuamos a acreditar muito naquilo que os nossos jogadores conseguem fazer.»

Os açorianos vão apadrinhar a estreia de Cristiano Bacci em jogos fora pelos cónegos. Vasco Matos elogiou o trabalho realizado pelo treinador italiano esta temporada e apontou o possível impacto da mudança de treinadores no modelo de jogo do adversário de domingo: «A equipa do Moreirense tem jogadores individualmente com muita capacidade. Em relação àquilo que foi o último jogo, não apresentou grandes alterações daquilo que tinha sido o seu processo. Sabemos que é uma equipa extremamente competitiva.»

A boa temporada que o Santa Clara está a registar contribui para uma mobilização cada vez maior dos açorianos em torno da equipa, que não terá seguimento no jogo de domingo. A receção ao Moreirense será jogada sem adeptos no Estádio de São Miguel, fruto de um castigo de um jogo à porta fechada, devido ao mau funcionamento do sistema de videovigilância do recinto.

«É sempre um jogo diferente, sem adeptos. Gostávamos de ter os nossos adeptos. Temos que aceitar e com certeza, que vão estar de fora a apoiar-nos», reagiu Vasco Matos, resignado.

Apesar do momento menos fulgurante que o Santa Clara está a viver, a equipa mantém-se firme no quinto lugar, com três pontos de vantagem para o Casa Pia, que recebe o Sporting nesta semana. O treinador de 44 anos recusa assumir a candidatura à Europa e realça que o futebol é momento: «Se há um ano atrás, nesta altura do campeonato, se nós tivéssemos 39 pontos, vocês acreditavam nisso? Nos últimos cinco jogos a pontuação do Santa Clara é muito aproximada a equipas que estão a lutar pelo título.»

«Não olhamos para a tabela classificativa. Se nós olharmos para cima ou para baixo, vamos esquecer-nos do nosso trabalho. Temos que saber quem é que somos e perceber aquilo que queremos para cada jogo», avisou.

Pedro Pacheco e Wendel Silva continuam fora de combate para o duelo frente aos comandados de Cristiano Bacci, com início marcado para as 15h30 de domingo. Recorde-se que o Moreirense foi a primeira equipa, fora Benfica e FC Porto, a derrotar o Santa Clara na presente temporada, na jornada 8 (0-1).