Estádio D. Afonso Henriques (FOTO: Vitória SC)

V. Guimarães: «O atual estado do futebol em Portugal é alarmante»

Vimaranenses apelam a uma utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia na arbitragem

Em comunicado oficial, o Vitória de Guimarães reagiu às recentes polémicas do futebol português. O emblema da Cidade-Berço dirigiu-se a clubes e arbitragem, pedindo ainda que Federação e Liga tenham papel de liderança na promoção do futebol português.

«O atual estado do futebol em Portugal é alarmante e só pode ser revertido com o fomento de boas práticas e princípios. A promoção do desportivismo deve ser comum a todos os agentes desportivos, alicerçada em valores como respeito, excelência e transparência, fundamentais para uma competitividade saudável e exemplar», começa por dizer a nota, que, em seguida, defende que «o ambiente de suspeição que afeta o futebol português prejudica todos os envolvidos, enfraquece a credibilidade das competições e limita o seu potencial».

O Vitória dirige-se, em seguida, à arbitragem: «Problemas como a dualidade de critérios em decisões de arbitragem e o uso inadequado de tecnologias como o VAR continuam a fragilizar o princípio da equidade. Apelamos por isso a uma utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia, que garanta justiça e confiança em todos os jogos.»

«Desde o primeiro minuto do primeiro jogo oficial de uma época até ao último de uma final da Taça de Portugal, cada jogo e decisão devem refletir valores de desportivismo e justiça», prossegue o comunicado, que dá ênfase à importância da negociação dos direitos televisivos. «Numa fase de reformas importantes, como a centralização dos direitos televisivos, o futebol português precisa de ser mais do que talento em campo; deve ser um exemplo de valores e profissionalismo.»

A mensagem dos vimaranenses termina com um pedido a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, para que liderem este processo e com uma mensagem: «Reafirmamos o nosso compromisso com a verdade desportiva e um futebol mais justo, transparente e exemplar, digno de ser um motivo de orgulho nacional e referência a nível global.»

Sugestão de vídeo: