João Pimpim, editor de A BOLA, fala n'A BOLA TV sobre a centralização dos direitos televisivos

Benfica falha reunião da centralização dos direitos TV

Encarnados concretizam posição

O Benfica, confirmou A BOLA, não marcou presença na reunião da Liga Centralização que decorreu esta sexta-feira, para continuar a discutir a centralização dos direitos TV. Reuniram-se, por videoconferência, Sporting, FC Porto, SC Braga, V. Guimarães e Casa Pia. O Benfica está no conselho de administração da Liga Centralização, composto por 7 clubes.

Os encarnados concretizaram a posição anunciada, no início da semana, através de comunicado, que iriam suspender a participação do clube. Uma decisão que surgiu na sequência da indignação do Benfica por factos ocorridos na final da Taça de Portugal, perdida para o Sporting (1-3).

No comunicado, conhecido segunda-feira, as águias também deram conta de que vão solicitar uma audiência ao Governo para explicar os motivos do afastamento da Liga Centralização.

Recorde-se que o Governo, em fevereiro de 2021, aprovou um decreto-lei que determina que a partir da época 2028/29 os direitos de transmissão de TV dos campeonatos profissionais tenham de ser vendidos de forma centralizada. Os clubes têm até 2026 para apresentar à Autoridade da Concorrência o modelo a seguir.

SUGESTÃO DE VÍDEO: