Noah Saviolo mereceu a confiança de Luís Pinto, frente ao Alverca. Foto: Rodrigo Antunes/LUSA

V. Guimarães: mais um miúdo lançado no onze

Noah Saviolo foi a escolha de Luís Pinto para substituir o lesionado Gustavo Silva, mas a experiência não foi a melhor; também Miguel Nogueira segurou o seu lugar mesmo com o regresso em pleno do capitão Samu

Luís Pinto promoveu a estreia a titular de mais um jovem da Academia do Vitória de Guimarães no último encontro da Liga frente ao Alverca. Desta feita, Noah Saviolo teve a oportunidade de integrar o onze dos conquistadores, sendo o jogador escolhido para substituir o lesionado Gustavo Silva (só regressa em fevereiro de 2026). No entanto, o jogo não correu de feição ao extremo luso-belga, de 21 anos, que acabou por sair ao intervalo.

Os vimaranenses perdiam por 0-1 e tinham ficado em superioridade numérica, mas nem isso fez com que o técnico o mantivesse em campo, preferindo lançar Fabio Blanco para ir à procura de outro resultado. Uma situação que deixa entender alguma precipitação na forma como o emblema minhoto vai lançando os jogadores que ascenderam dos escalões de formação.

O avançado chegou à cidade berço na época 2022/23, proveniente do Lille de França, e foi incorporado no plantel dos juniores. A sua velocidade e técnica levaram-no até à equipa B, na qual militou durante duas temporadas. Este verão, na sequência da renovação promovida pelo clube, foi chamado para os trabalhos iniciais e manteve-se no plantel principal. Depois de ter estado indisponível por lesão, Noah Saviolo começou a constar nas fichas de jogo, tendo sido utilizado frente a Estrela da Amadora e SC Braga, tendo agora a sua oportunidade no onze.

Também Miguel Nogueira voltou a ser aposta inicial, pela quarta jornada consecutiva, apesar do regresso em pleno do agora capitão Samu. O médio ofensivo não perdeu o seu lugar, sendo que o treinador, de 36 anos, até preferiu colocar o ex-Vizela (igualmente ao intervalo) numa zona mais recuada, entrando para o lugar de Beni Mukendi, que foi entretanto convocado para os compromissos da seleção de Angola. O jovem português continua a ter um papel primordial ao ser o principal apoio ao ponta de lança, que tem sido Nélson Oliveira.

A próxima partida, 8.ª ronda da Liga, é em casa frente ao Santa Clara e os bilhetes já se encontram à venda, tendo um preço unitário de quatro euros para os sócios com as quotas em dia, estando igualmente disponíveis ingressos para acompanhantes dos associados a dez euros.