Tony Strata foi totalista na Taça da Liga conquistada pelos vimaranenses - Foto: IMAGO

V. Guimarães: dois craques 'às direitas' dão garantias a Luís Pinto

Tanto Miguel Maga como Tony Strata se têm exibido em grande plano no flanco direito da equipa vimaranense. Romeno tem vindo a ganhar protagonismo, mas saiu lesionado do jogo contra o FC Porto

Miguel Maga ou Tony Strata. Quando não joga um, joga outro. E, por isso, uma eventual ausência forçada de cada um deles não é propriamente uma dor de cabeça para Luís Pinto.

A época começou e parecia que Maga tinha aquele lugar cativo. O lateral-direito foi titular nos 12 primeiros jogos do Vitória de Guimarães e só em cinco ocasiões acabou por ser substituído. O defesa é um dos jogadores do plantel com mais anos de D. Afonso Henriques ao peito. Chegou em 2019/20, no primeiro ano de júnior, para completar a formação, e estreou-se na equipa principal em 2021/22.

Strata, por seu turno, chegou apenas este ano ao castelo. Num período de adaptação atribulado, onde se meteram três interrupções - em setembro, outubro e novembro - para representar os sub-21 da seleção romena, o craque teve a primeira titularidade a 22 de novembro, no jogo da Taça de Portugal, contra o Mortágua (4-0). Antes havia entrado apenas em dois jogos: União de Lamas (1-0, Taça de Portugal) e Famalicão (0-2, campeonato), ambos no final de outubro.

Enquanto nos jogos do campeonato Maga continuou a ser o favorito, Strata voltou a ser chamado ao 11 nos três jogos da Taça da Liga - FC Porto (3-1), Sporting (2-1) e SC Braga (2-1). A par de Rodrigo Abascal, o ex-Ajaccio foi o único totalista dos vitorianos na competição que vitorianos acabaram por conquistar.

Strata exibiu-se tão bem - especialmente na final four - que mereceu a confiança de Luís Pinto e continuidade no 11 para o último jogo da Liga contra o FC Porto (0-1). Já em tempo de compensação, num momento em que o técnico já tinha esgotado as substituições, o romeno de 21 anos acabou por desfalcar a equipa nos instantes nesses finais do encontro, tendo saído com bastantes queixas físicas, após um lance dividido com Pietuszewski.

Mesmo que daquele lance tenha resultado uma lesão que o impossibilite de disputar a próxima partida, no sábado (20h30) contra o Estoril, é quase certo que isso não será uma dor de cabeça para Luís Pinto... Haverá sempre Miguel Maga.