Uma época inteira a sonhar com a entrada na Champions

À boleia da igualdade no dérbi, o SC Braga autenticou antecipadamente objetivo assinalado logo no início da temporada e vai finalizar o campeonato em lugar de honra pela quarta vez na história do clube.


Depois da 2.ª posição assegurada em 2009/2010, a melhor classificação de sempre, e dos 3.ºs lugares conquistados em 2011/2012 e 2019/2020, os arsenalistas voltam a intrometer-se em corrida que maioritariamente compete aos grandes e com a ultrapassagem ao Sporting garantiram posição na grelha da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época.

A ascensão do SC Braga ao 3.º lugar do pódio aconteceu uma vez mais graças à falência classificativa dos leões, repetindo-se curiosamente cenário ocorrido nas temporadas anteriores ainda que com uma pequena variação. No ano da luta pelo título até à derradeira jornada os arsenalistas superaram também a concorrência do FC Porto, que fechou o campeonato no 3.º lugar, relegando o Sporting para o 4.º lugar. Quando o SC Braga faz pódio, o Sporting fecha a Liga no 4.º lugar e esse princípio vai confirmar-se este ano...

Maioritariamente este século, os minhotos têm-se assumido como figuras alternativas na luta pelos lugares de topo, portanto, e basicamente vão aproveitando as distrações dos grandes como atualmente se verifica. Mas desta vez  o objetivo de atingir o 3.º lugar na Liga foi assumido logo no tiro de partida, ainda que não manifestado oficialmente.

A 23 de junho do ano passado, precisamente no primeiro dia da pré-temporada, jogadores e equipa técnica colocaram o 3.º lugar no projeto de intenções para 2022/2023, com essa meta a ser  atingida a uma jornada do fim do campeonato.

A presença nas finais das taças foi também desejo assumido por Artur Jorge no arranque dos trabalhos e em parte esse objetivo foi conseguido. Na Taça da Liga, os guerreiros foram eliminados pelo Sporting, mas por outro lado na Taça de Portugal as aspirações do treinador continuam intactas.  

A presença na final do Estádio Nacional com o FC Porto, de resto, abre um parêntesis raro nas pretensões dos arsenalistas. Nos anos em que venceu a Taça de Portugal (1965, 2016 e 2021), o SC Braga não conseguiu conciliar essa façanha com uma boa classificação na Liga e nunca superou o 4.º lugar na tabela. Na temporada em que ambicionam quebrar muitos recordes, os arsenalistas chegam ao Jamor com a perspetiva de tentarem fazer um pouco mais de história.