Queniano Albert Korir obteve resultados de relevo em 2025
Queniano Albert Korir obteve resultados de relevo em 2025

Terceiro da Maratona de Nova Iorque suspenso por doping

Queniano Albert Korir, de 31 anos, testou positivo para CERA

O atleta queniano Albert Korir, vencedor da Maratona de Nova Iorque em 2021, foi suspenso de forma preventiva por suspeita de doping, informou esta segunda-feira a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Segundo o organismo, o corredor de 31 anos testou positivo para CERA, uma forma sintética de eritropoietina (EPO) que imita a hormona naturalmente produzida pelos rins e que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

Maratonista queniano Albert Korir

Korir iniciou a carreira nas maratonas em 2016, com um segundo lugar em Barcelona e um terceiro em Toronto. No ano seguinte, venceu a Maratona da Cidade de Viena, onde baixou pela primeira vez das 2h09.

A trajetória ascendente continuou em 2019, com vitórias na Maratona de Houston e em Ottawa, temporada em que registou o seu melhor tempo pessoal: 2:08.03 horas.

A suspensão preventiva surge numa fase delicada para o atletismo queniano. Além do triunfo em Nova Iorque em 2021, Korir foi segundo classificado em 2019 e 2023 e terceiro em 2025, num contexto em que vários atletas do país têm sido recentemente sancionados por infrações às regras antidoping.