«Temos de alinhar as nossas exigências ao futebol mundial»
O Congresso do Futebol Português teve lugar esta sexta-feira na Cidade do Futebol, reunindo dirigentes, representantes de clubes, treinadores e outros agentes do setor para debater os principais desafios e caminhos estratégicos do futebol nacional.
O evento foi inaugurado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, que iniciou o discurso com um minuto de silêncio em homenagem a todas as vítimas da depressão Kristin, num momento de forte carga simbólica e emocional~: «Em meu nome pessoal e em nome da Federação Portuguesa de Futebol queria expressar as mais sentidas condolências às famílias das vítimas».
O dirigente máximo do futebol português aproveitou ainda para justificar a ausência de representantes de órgãos do Estado, explicando que a mesma se deve ao atual estado de calamidade decretado no país.
Na intervenção, Pedro Proença começou por destacar e elogiar o trabalho desenvolvido pelos clubes portugueses «Quero começar por destacar o extraordinário trabalho realizado pelos clubes portugueses nestes últimos anos», disse, sublinhando como um feito notável a recuperação do 6.º lugar de Portugal no ranking da UEFA. Segundo o presidente da FPF, este resultado é reflexo do esforço coletivo e da qualidade crescente do futebol nacional. «É um passo importante para o futebol português».
«Temos de alinhar as nossas exigências com o futebol mundial», afirmou, reforçando a necessidade de Portugal continuar a evoluir para se manter competitivo ao mais alto nível.
Para consolidar esta posição, Pedro Proença apontou vários pilares fundamentais: estabilidade estrutural, melhoria contínua das reformas já em curso, maior cooperação entre todos os intervenientes do futebol e, acima de tudo, a continuidade da ambição.
O presidente da FPF concluiu a sua intervenção deixando uma mensagem de confiança no futuro, defendendo que apenas com união e visão estratégica será possível garantir o crescimento sustentado do futebol português e a sua afirmação no panorama internacional.