Javier Tebas, Presidente da LaLiga
Javier Tebas, Presidente da LaLiga - Foto: IMAGO

Tebas acusa Real Madrid de «inventar coisas»

Presidente da LaLiga fez declaração polémicas, na rede social X, sobre as interpretações dos 'merengues' em relação à recente decisão do Supremo Tribunal

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, reagiu às interpretações do Real Madrid sobre a recente decisão do Supremo Tribunal, acusando o clube de deturpar os factos e de levar a cabo uma campanha de desinformação.

Javier Tebas recorreu às redes sociais para contestar a versão apresentada pelo Real Madrid após a sentença do Supremo Tribunal espanhol sobre a comercialização centralizada dos direitos audiovisuais. O presidente da LaLiga classificou as alegações do clube madrileno como «totalmente falsas».

«É difícil inventar tantas coisas como o Real Madrid faz. Nem 8,8 milhões para o RM, nem 88 milhões para algumas equipas da Segunda Divisão. A sentença NÃO diz isso, nem se pode concluir tal coisa da mesma. O RM 'esquece' as reuniões do órgão de controlo, das juntas de divisão e das assembleias de 2015 e 2016, nas quais esteve presente e onde foram aprovadas as liquidações da TV para a temporada 2015-2016», lê-se na publicação.

Tebas acusou ainda o Real Madrid de utilizar esta questão como um «isco» para os clubes da segunda divisão, numa tentativa de impedir a aplicação antecipada do Real Decreto sobre os direitos televisivos na época 2015/2016.

O dirigente máximo da liga espanhola considera que esta não é uma situação isolada, mas sim parte de um padrão de atuação dos dirigentes do clube. «Há muito que estão numa campanha de intoxicação [...] é o padrão das suas ações», afirmou, mencionando outros exemplos como a Superliga, as constantes mudanças de formato propostas e as «reclamações juridicamente impossíveis de 4.500 milhões à UEFA, apenas para pressionar».