Darwin à pancada com adeptos da Colômbia - Foto: IMAGO

TAD decide contra Darwin Núñez, que terá de cumprir pena total por lutar contra adeptos

Em causa os incidentes na meia-final da Copa América 2024, na qual o jogador do Liverpool lutou com colombianos nas bancadas

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu que Darwin Núñez terá de cumprir toda a suspensão de cinco jogos internacionais que lhe foi aplicada pelas cenas de pancadaria que provocou após a eliminação do Uruguai da Copa América 2024, aos pés da Colômbia

O jogador do Liverpool já cumpriu dois dos cinco jogos da pena que lhe fora aplicada, até que a Federação Uruguaia de Futebol recorreu dessa decisão, procurando cancelar ou atenuar o castigo.  

Recorde-se que, para além de Darwin, também Rodrigo Bentancur (quatro jogos), Mathías Olivera, Ronald Araújo e José María Giménez (todos três jogos) foram suspensos de encontros da seleção uruguaia.  

«O painel considerou que, neste caso, o princípio da autodefesa não se aplica. O comportamento dos jogadores constituiu uma ação voluntária, violenta e injustificada que violou o código disciplinar da CONMEBOL», julgou o TAD. 

Darwin falhará assim mais três jogos do Uruguai na qualificação para o Mundial 2026: frente a Paraguai e Venezuela, no próximo mês de junho, e contra o Peru, em setembro. 

Os jogadores uruguaios defendem que só entraram nas bancadas para confrontarem adeptos colombianos que incomodavam as suas famílias.  

Sugestão de vídeo: