TAD decide contra Darwin Núñez, que terá de cumprir pena total por lutar contra adeptos
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu que Darwin Núñez terá de cumprir toda a suspensão de cinco jogos internacionais que lhe foi aplicada pelas cenas de pancadaria que provocou após a eliminação do Uruguai da Copa América 2024, aos pés da Colômbia.
After defeat to Colombia, Uruguayan players entered the stands at Bank of America Stadium and began to throw punches. Liverpool forward Darwin Nunez amongst those at the forefront. pic.twitter.com/VE3unKObSa
— Kyle Bonn (@the_bonnfire) July 11, 2024
O jogador do Liverpool já cumpriu dois dos cinco jogos da pena que lhe fora aplicada, até que a Federação Uruguaia de Futebol recorreu dessa decisão, procurando cancelar ou atenuar o castigo.
Recorde-se que, para além de Darwin, também Rodrigo Bentancur (quatro jogos), Mathías Olivera, Ronald Araújo e José María Giménez (todos três jogos) foram suspensos de encontros da seleção uruguaia.
«O painel considerou que, neste caso, o princípio da autodefesa não se aplica. O comportamento dos jogadores constituiu uma ação voluntária, violenta e injustificada que violou o código disciplinar da CONMEBOL», julgou o TAD.
Darwin falhará assim mais três jogos do Uruguai na qualificação para o Mundial 2026: frente a Paraguai e Venezuela, no próximo mês de junho, e contra o Peru, em setembro.
Os jogadores uruguaios defendem que só entraram nas bancadas para confrontarem adeptos colombianos que incomodavam as suas famílias.
Sugestão de vídeo: