Ricardo Mangas nos tempos do V. Guimarães, clube no qual conheceu Rui Borges

Sporting: Mangas é caso finalmente fechado e será leão por três épocas

Problemas burocráticos de troca de documentação entre o Sporting e o Spartak Moscovo ficaram resolvidos ontem e o lateral-esquerdo poderá ser apresentado hoje. Mais uma opção para o Casa Pia

Ricardo Mangas chegou há mais de uma semana a Lisboa, pois aterrou no Aeroporto Humberto Delgado a 29 de julho, mas parecia não haver forma de ser oficializado como jogador do Sporting, apesar de ter cumprido todos os exames médicos e de o acordo entre os leões e o seu clube de origem, o Spartak Moscovo, há muito estar alinhavado a ponto de os russos terem autorizado a viagem do lateral-esquerdo para o nosso país. Mas, finalmente, o caso está resolvido.

Segundo A BOLA apurou, todas as questões burocráticas associadas à transferência do futebolista, de 27 anos, natural de Olhão, ficaram solucionadas ao final da tarde de ontem e assim o jogador ficou liberto para poder ser apresentado hoje, depois de assinar contrato válido para as próximas três temporadas, portanto, até 2028.

A ausência de formalização do processo impediu que Mangas integrasse os dois primeiros treinos da semana, mas já o fará hoje, naquele que será o reencontro laboral com Rui Borges, alguém que conhece muito bem, pois foi seu treinador no Mirandela, em 2017/18, e no Vitória de Guimarães, no início da época passada.

Previsivelmente para hoje mas ainda em aberto está a apresentação oficial como novo jogador do Sporting, restando saber que número escolherá, ele que na Rússia envergava a camisola 29, que, curiosamente, está disponível no plantel leonino.

Com dois dias de trabalho, Ricardo Mangas poderá integrar o lote de convocados para o encontro de sexta-feira, às 20h15, diante do Casa Pia, na jornada 1 da Liga 2025/26, pois já vem com rodagem competitiva, uma vez que o campeonato russo teve início na terceira semana de julho, com o futebolista a ter integrado o onze da equipa orientada pelo sérvio Dejan Stankovic nos encontro com o Dínamo Makhachaka e o Baltika, cumprindo os 90 minutos de ambas as partidas.

Mesmo que entre no lote dos eleitos para a partida do Estádio Municipal de Rio Maior, Ricardo Mangas ainda não será, certamente, titular, ao contrário de Vagiannidis , uma vez que apesar de não poder contar com Matheus Reis para o posto específico de defesa-esquerdo, para essa função há Maxi Araújo, que se cotou como um dos melhores leões no encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Benfica, que culminou com a derrota dos verdes e brancos, por 0-1.

NEGÓCIO DE OCASIÃO

Ricardo Mangas foi um pedido expresso de Rui Borges, tal como será Jota Silva, para o reforço da lateral canhota e a sua chegada traduz-se num negócio de ocasião para o Sporting, pois apenas pagará 300 mil euros ao Spartak pelo passe e a operação, mesmo com todos os bónus por objetivos associados, não chegará ao milhão de euros.

O canhoto será, assim, o sexto reforço do plantel leonino, depois de Alisson, Kochorashvili, João Virgínia, Luis Suárez e Vagiannidis, cuja apresentação é seguro que decorrerá durante o dia de hoje. Ficará, então, a faltar um reforço, que tudo indica será Jota Silva.

Mais entradas para a temporada que agora se está a iniciar, a acontecer, só se houver saídas até final deste mercado de verão.

SUGESTÃO DE VÍDEO