Sporting: Suárez pronto para deixar Harder no banco
Rui Borges não vai repetir o onze inicial da Supertaça no jogo de estreia dos leões na Liga. Para começar o ataque ao tri, o técnico conta com a ajuda de dois reforços, mesmo com um ainda por oficializar. Frente ao Casa Pia (sexta-feira, 20h15, em Rio Maior), Luis Suárez e Vagiannidis apontam à titularidade e os sacrificados deverão ser Conrad Harder e Iván Fresneda, que passarão à condição de suplentes — por agora.
O avançado colombiano, contratado neste mercado de transferências ao Almería por 22,1 milhões de euros (mais cerca de 5 milhões por objetivos), já somou minutos com a camisola verde e branca: na passada quinta-feira, contra o Benfica [derrota por 0-1], entrou aos 68 minutos da partida para render precisamente Harder, com uma exibição apagada até então. Em pouco tempo, Suárez mexeu com o ataque leonino e deixou água na boca para o que pode vir aí. Para o arranque do campeonato, está então pronto para agarrar o lugar e assumir a tarefa de substituir Viktor Gyokeres e os quase 100 (!) golos marcados ao serviço do Sporting em duas épocas. Não será nada fácil...
Já o caso de Vagiannidis é diferente, mas o lateral está mesmo a trabalhar em Alcochete com vista à estreia imediata. O grego de 23 anos já chegou a Portugal há vários dias [na passada sexta-feira], treinou duas vezes com a equipa no regresso aos trabalhos após as folgas e só não foi feita esta terça-feira a sua apresentação por respeito institucional devido à morte de Jorge Costa.
O facto de ter arrancado a época com o Panathinaikos, tendo mesmo jogado a primeira mão da 2.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões (foi expulso e limpou o castigo na segunda mão), acelerou a sua preparação para este momento. A integração está feita e só falta mesmo oficializar este reforço, que custará aos cofres leoninos 12 milhões de euros fixos, mais dois em objetivos, e que vai assinar contrato para as próximas cinco temporadas.
Para o banco irá, então, Fresneda, que ocupou a lateral direita na Supertaça (tendo sido, inclusivamente, o campeão de cortes — foram 5, o melhor dos leões neste capítulo e só igualado do lado das águias por Fredrik Aursnes). À entrada para a terceira época no Sporting, o jovem espanhol já estava ciente de que iria ter concorrência e ela aí está.
QUEM VAI FALTAR DE CERTEZA
No treino desta terça-feira não estiveram, naturalmente, Daniel Bragança e Nuno Santos, ambos em fase de recuperação das respetivas intervenções cirúrgicas aos joelhos, estando ainda entregues à Unidade de Performance.
Indisponível também estará Matheus Reis, que cumprirá o segundo dos cinco jogos de castigo que lhe foram impostos pelo Conselho de Disciplina da FPF na sequência do pisão na cabeça a Andrea Belotti na final da Taça de Portugal da época passada, diante do Benfica.
Já em sentido inverso, depois da suspensão cumprida na Supertaça Cândido de Oliveira, o reforço Alisson (ex- UD Leiria) poderá estrear-se na sexta-feira em encontros oficiais pelos leões.
Maxi Araújo, que apresentou algumas queixas físicas após a partida com as águias, está completamente recuperado e integrado nos treinos desta semana. Não será problema para Rui Borges.
Na manhã desta quarta-feira há nova sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, à porta fechada, e na quinta-feira o treinador fará a primeira antevisão para o campeonato esta temporada, com o tema mercado ainda muito presente.