Harder e Quenda vão ser o últimos a juntar-se ao plantel (IMAGO)

Sporting: leões não brilham só em Portugal

Quenda e Harder assumem protagonismo no Europeu sub-21. Gonçalo Inácio, Rui Silva, Pedro Gonçalves e Trincão conquistaram a Liga das Nações. Vão juntar-se mais tarde aos trabalhos de pré-época mas vão chegar com níveis de confiança elevadissímos...

Na Eslováquia há jogadores do Sporting que estão a brilhar e a aproveitar para ganhar ritmo neste final de uma época intensa e longa, mas que lhes vai permitir regressar a Alvalade com rotação e confiança elevadissima. Falamos de Quenda e Harder, que têm apurado a veia goleadora no Europeu de Sub-21, decisivos para os apuramentos de Portugal e da Dinamarca para os quartos-de-final.

Portugal venceu o Grupo C e vai medir forças com os Países Baixos, hoje, quando forem 17 horas em território nacional, uma equipa liderada por Rui Jorge que tem tido Quenda como figura de cartaz. O jovem leão, já garantido pelo Chelsea para 2026, bisou frente à Polónia (goleada por 5-0) e voltou a marcar frente à Geórgia (4-0). Um verdadeiro goleador que está a ser seguido por todos e até pelo companheiro de Sporting, Harder. O avançado dinamarquês foi decisivo na qualificação da Dinamarca como líder do Grupo D. Brilhou no emocionante empate (2-2) com a Finlândia, marcando os dois golos. Harder tem aproveitando, tal como Quenda, para jogar mais minutos do que aqueles que fez nos últimos meses sob o comando de Rui Borges e ambos acreditam que os minutos jogados, e a confiança que estão a adquirir no Euro Sub-21, lhe vai permitir chegar a um nível bom, em termos físicos e emocionais.

Este domingo a Dinamarca de Harder joga com a frança nos 'quartos' e ambos sonham cruzar-se na final, marcada para o próximo dia 28 de junho.

João Muniz preparado para agarrar uma oportunidade (SPORTING CP)

JOÃO MUNIZ, A SURPRESA

Na equipa portuguesa, além de Quenda, há também um totalista na defesa, João Muniz, defesa-central de apenas 19 anos, que após um empréstimo sem sucesso no Rio Ave, regressou em janeiro e continua a dar sequência ao excelente final de época — foi peça importante nos derradeiros jogos da equipa B que valeram a promoção à Liga 2 — tendo a porta aberta para fazer a pré-época com a equipa principal e assim lutar por um lugar no plantel.

Este trio irá manter-se em competição, finda a qual, terão direito a 15 dias de férias, ainda que seja possível que possam antecipar este prazo para não perderem o comboio no arranque de época.

O quarteto leonino que conquistou recentemente a Liga das Nações por Portugal

O plantel regressa dia 1 de julho sem estes três sub-21 e também sem Gonçalo Inácio, Rui Silva, Pedro Gonçalves e Trincão que após a conquista da Liga das Nações vão permanecer mais uns dias de férias até iniciarem a época 2025/2026.