Treinador do Sporting suspeita que o médio sofreu um problema mais grave do que o neerlandês, que, por sua vez, já tem acumulado bastantes lesões

Situação clínica de Hjulmand, João Simões e todos os lesionados do Sporting

João Simões ainda com algumas queixas está em risco para o duelo nas Aves. Hjulmand chegou a Lisboa de muletas, mas os primeiros exames deram sinais positivos de não se tratar de uma lesão grave. Geny Catamo é a boa notícia. O moçambicano teve sinal positivo e está preparado para somar minutos

A lista é extensa. E aumenta a cada jogo que passa. A situação clínica do plantel leonino é tema principal no Sporting que no próximo domingo, nas Aves, vai tentar consolidar a liderança na Liga. Aos muitos casos de lesões graves, de algumas peças com regresso marcado apenas para 2025/2026, a esperança reside ainda num núcleo duro que possa ser opção para as grandes decisões do campeonato.  

A partida em Dortmund, que ditou o adeus dos leões à Liga dos Campeões esta temporada, fez mais três vitimas: João Simões, Morten Hjulmand e Gonçalo Inácio. Mais três armas que tiveram saídas prematuras devido a lesões. A grande questão, nesta altura, prende-se com a gravidade das mesmas. Os jogos que poderão falhar.  

E no que se refere a este trio particular ainda existem algumas dúvidas. Até porque só existe um diagnóstico mais acertado 48 horas depois do problema. Ainda assim, esta quinta-feira, já foram realizados alguns exames. Os sinais não são animadores, mas também não são... dramáticos como se chegou a temer. Começemos por João Simões. O médio sofreu uma entorse no pé direito em Dortmund e Rui Borges, de forma a não correr riscos, ordenou de pronto a saída.  

Jogo em Dortmund trouxe mais problemas para Rui Borges (IMAGO)

Nesta altura, ao que foi possível apurar, a gravidade da entorse não é grave, mas João Simões ainda sente algumas dores. O médio já foi observado e, para já, a sua utilização nas Aves parece ser um cenário complicado. Para esta sexta-feira está marcada uma nova reavaliação, mas Rui Borges, por certo, começará a trabalhar outras alternativas para um setor no qual apenas conta com... Debast. Sem Hjulmand, castigado, Morita e Daniel Bragança, sobra o belga que poderá ter mesmo de fazer dupla no miolo com o jovem Alexandre Brito lançado do duelo com os germânicos. 

O caso que gera maior apreensão é o de Hjulmand. O dinamarquês, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo ainda na primeira parte com o Dortmund, aguentou até ao intervalo de onde não regressou. A comitiva leonina chegou a Lisboa e o capitão surgiu apoiado com umas... muletas. Algo que gerou o alarme em Alvalade, mas que, em boa verdade, se trata de um procedimento normal, mais como proteção do pé, de forma a não forçar e causar dor. Após os primeiros exames os sinais foram, ainda assim, positivos e terão afastado um problema de maior gravidade, nomeadamente algo que pudesse afetar o ligamento do pé.  

O dinamarquês, que até já estava afastado do duelo nas Aves devido a castigo terá agora mais alguns dias para repousar. Será feita uma avaliação diária, sendo, ainda assim, complicada uma recuperação para o duelo com o Gil Vicente, em Barcelos, na próxima quinta-feira, jogo a contar para a Taça de Portugal.  

TODOS OS CASOS CLÍNICOS DO PLANTEL

Nuno Santos só regressará na próxima temporada

Nuno Santos (rotura no tendão rotuliano do joelho direito) 

Foi o primeiro azarado da temporada. Uma lesão gravissíma sofrida na partida com o Famalicão na 9.ª jornada, a 26 de outubro do ano passado. O ala esquerdino foi alvo de uma intervenção cirúrgica delicada devido a uma rotura no tendão rotuliano do joelho direito ficando, dessa forma, riscado para a restante época. Só voltará em 2025/2026, transformando-se, assim, num dos reforços para Rui Borges.  

Pedro Gonçalves saiu muito cedo do jogo em Braga com uma lesão muscular (LUSA)

Pedro Gonçalves (rotura muscular na coxa direita) 

Já vai em três meses de paragem. O influente jogador dos leões foi obrigado a parar depois da partida em Braga, a 10 de novembro do ano passado, jogo que marcou a despedida de Ruben Amorim: uma rotura na coxa direita em cima de um problema que já tinha. Só que a fibrose complicou o regresso inicialmente previsto para o início do ano, fez com que o processo de cicatrização fosse mais moroso e obrigasse a cuidados redobrados, porque não havia margem para recidivas. Este processo está perto do final e está previsto que regresse nas próximas três semanas.  

Daniel Bragança abandona o relvado, amparado, ao minuto 14' do jogo com o Arouca (LUSA)

Daniel Bragança (rotura de ligamentos do joelho esquerdo) 

Nova lesão grave para este médio que se vinha afirmando em 2024/2025. Sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo ainda nos primeiro 15 minutos no recente duelo com o Arouca. Ele que, convém lembrar, já tinha sofrido o mesmo problema em 2022/2023, mas no joelho... direito. Uma forte contriedade para o médio de 25 anos que aguarda intervenção cirúrgica e apenas regressará na próxima temporada.  

Morita tem sido um dos mais fustigados esta época (Miguel Nunes)

Morita (lesão muscular no gémeo) 

O médio nipónico tem sido um dos mais fustigados esta época. Sempre gerido com pinças foi a jogo na receção ao Dortmund e sofreu nova lesão muscular. Mais uma paragem para um jogador que já havia parado em dezembro pelo mesmo motivo. Continua afastado dos trabalhos e tem regresso previsto para daqui a duas semanas. 

St. Juste voltou a parar após lesão (GRAFISLAB)

St. Juste (lesão muscular coxa esquerda) 

Um dos clientes habituais do departamento médico. Sofreu mais uma lesão muscular, desta vez na coxa esquerda, no último duelo diante do Arouca, um problema que até criou alguma polémica com o treinador Rui Borges e mantém-se em mais um delicado processo de recuperação. Terá de enfrentar pelo menos mais três ou quatro semanas de paragem. 

Geny Catamo foi uma das últimas vítimas, ainda que tenha sido uma lesão traumática (IMAGO)

Geny Catamo (entorse no pé direito) 

Uma das boas notícias. Sofreu uma entorse no pé direito na partida com o Farense, no início deste mês de fevereiro e encontra-se no processo final de recuperação. O ala moçambicano já vai ao relvado e tem evoluído de forma positiva, devendo, de resto, poder entrar no lote de opções na partida do próximo domingo com o Aves SAD. 

João Simões saiu lesionado da partida em Dortmund (IMAGO)

João Simões (entorse pé direito) 

O jovem médio que se afirmou na presente temporada foi a jogo na partida em Dortmund e foi obrigado a sair antes do intervalo com uma entorse no pé direito. Um problema traumático que, ainda assim, ao que foi possível apurar não deverá ser muito grave. O médio será hoje novamente reavaliado, mas existe esperança de que possa ser opção no próximo domingo diante do Aves SAD. 

Gonçalo Inácio tem sido gerido esta temporada devido a vários problemas físicos (GRAFISLAB)

Gonçalo Inácio (problemas físicos) 

Defesa-central também tem sido gerido com pinças esta época e os problemas que sentiu após o jogo de Dortmund não geram alarme. Trata-se apenas de uma questão física que obriga a uma gestão cuidada. O central, salvo algum retrocesso de última hora, poderá entrar nas contas de Rui Borges na deslocação às Aves no domingo.  

Hjulmand em ação antes de sair lesionado (IMAGO)

Hjulmand (entorse tornozelo esquerdo) 

Um dos casos que, por esta altura, gera maior apreensão em Alvalade. O capitão dinamarquês, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no duelo em Dortmund, manteve-se em campo até ao intervalo. Esta quinta-feira, no regresso da equipa a Lisboa, surgiu com dificuldades apoiado com... muletas. O prognóstico ainda é reservado, o médio vai cumprir esta sexta-feira mais exames complementares para atestar a gravidade do problema, nomeadamente se terá afetado o ligamento. O capitão está riscado para a partida nas Aves (já estaria fora devido a castigo) e muito provavelmente também estará fora das contas na partida em Barcelos, com o Gil Vicente, na próxima quinta-feira, para a Taça de Portugal. Ainda assim, os primeiros exames cumpridos ontem, deram sinais positivos não se tratando de uma lesão grave.