Jorge Fonseca, duas vezes campeão mundial, é um dos seis judocas que vai estar na Hungria. - Foto: IMAGO

Selecionador baixa expetativas para Jorge Fonseca antes dos Europeus de Judo

Pedro Soares retira pressão sobre judoca de 32 anos, mas realça boa forma antes de partida para Montegro

Entre 2019 e 2021, Jorge Fonseca sagrou-se campeão do Mundo por duas ocasiões, em Tóquio (2019) e em Budapeste (2021), da Europa em Praga (2020), e alcançou o bronze olímpico em 2020, novamente no Japão.

O período de glória aumentou a responsabilidade sobre os ombros do judoca, agora retirada pelo selecionador nacional Pedro Soares, em declarações à agência Lusa: «Era, sempre, praticamente favorito a ganhar uma medalha em todas as provas que entrava, tinha condições para ser favorito. Nesta fase, não podemos exigir ou considerá-lo sempre candidato, está numa fase da carreira diferente. Temos que compreender isso.»

O quinto lugar alcançado no Grand Slam de Paris, simbolizou o regresso à melhor forma de Jorge Fonseca, que emendou a eliminação na estreia nos Jogos Olímpicos de 2024, disputados precisamente na cidade-luz. Sensivelmente dois meses depois, o judoca volta ao tatami para disputar os Europeus na categoria -100 quilos.

Pedro Soares reafirmou a confiança no pupilo, mas não promete medalhas: «Gostei muito de o ver a treinar na Hungria, mas nesta fase da carreira dele teremos que baixar muitas expectativas. Baixamos a pressão sobre o atleta e retiramos essa responsabilidade que ele tinha há anos.»

Além de Jorge Fonseca, Miguel Gago (-66 kg), Otari Kvantidze (-73 kg), João Fernando (-81 kg) são os representantes masculinos de Portugal nos Europeus de Judo disputados em Podgorica, no Montenegro, entre quarta-feira (23 de julho) e sábado (26 de julho).