Carlos Sainz no Mónaco
GP Mónaco realiza-se desde 1929 (Imago) - Foto: IMAGO

Sainz admite: «Duas paragens? No Mónaco manipulámos a corrida»

Espanha diz como foi a estratégia para que os dois Williams pontuassem

Carlos Sainz foi um dos maiores críticos da regra obrigatória de duas paragens nas boxes imposta no Grande Prémio de Mónaco da Fórmula 1. O espanhol da Williams sentiu que era muito fácil aos pilotos manipularem a situação ao desacelararem o suficiente para criar intervalo suficiente que permitisse ao colega de equipa trocar pneus sem perder posições.

Os dois pilotos da escuderia britânica trabalharam juntos para atrasar o segundo pelotão e puderam parar sem perder posições, o que permitiu que tanto Carlos Sainz como o tailandês Alexander Albon pontuassem no Mónaco.

«Em última análise, pilotamos dois ou três segundos abaixo do ritmo normal do carro e estamos a manipular a corrida e, um pouco, o resultado. No Mónaco, é muito fácil fazê-lo. Em outras pistas, com DRS e retas longas, já não é possível. No entanto, hoje foi muito fácil para todos», afirmou Sainz, após a corrida.

Quem não terá ficado muito contente foram os dois pilotos da Mercedes, George Russell e Andrea Kimi Antonelli, que seguiam logo atrás num circuito em que praticamente não há ultrapassagens. Frustrado, o britânico ainda cortou a chicane para passar à frente de Albon, assumindo, na comunicação com o seu engenheiro de corrida, que preferiria receber o castigo do que devolver a posição.

«Entendo perfeitamente porque fez isso, porque eu quase o fiz», admitiu Carlos Sainz, depois de Russell ter recebido uma penalização de drive-through nas boxes, o que dez com que perdesse bastante tempo. «No passado, havia castigos pesados por se manipular uma corrida. Em última análise, não estamos a bater, mas estamos a conduzir tão devagar que a estamos a manipular.»

Liam Lawson e Isack Hadjar, da Racing Bulls, também trabalharam juntos no mesmo sentido, com o neozelandês a criar uma distância de segurança para o seu colega de equipa. O francês perdeu apenas duas posições quando parou para trocar para pneus macios e acabou a corrida em sexto lugar. Lawson também pontuou, com o oitavo posto.