Cláudio Ramos titular frente ao Palmeiras (FOTO: IMAGO)
Cláudio Ramos titular frente ao Palmeiras (FOTO: IMAGO)

Saiba quem se vai estrear em jogos internacionais pelo FC Porto

Cláudio Ramos nunca jogou competições fora do plano nacional pelos dragões. Confiança absoluta de Martín Anselmi face à lesão de Diogo Costa

NOVA JÉRSIA — Face à impossibilidade de Diogo Costa dar o seu contributo à equipa portista devido a uma lesão muscular no adutor direito, Cláudio Ramos subirá ao palco principal do Mundial de Clubes para defender as redes do FC Porto. Será a estreia oficial do 'keeper' nas lides internacionais na baliza dos dragões, uma vez que nunca se estreou em nenhuma prova externa, tendo apenas minutos somados pelos azuis e brancos nas provas internas, ou seja, campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Uma grande responsabilidade que terá sobre as suas costas, mas que Cláudio Ramos, que tem vivido constantemente na sombra de Diogo Costa desde que trocou o Tondela pelo Dragão. Ainda assim, o internacional português, que soma uma internacionalização por Portugal num jogo com a Escócia, está preparado para o enorme desafio que se avizinha, em que tentará manter inviolável a baliza portista diante do Palmeiras, uma das melhores equipas do Brasileirão e que tem a particularidade de ser comandada pelo português Abel Ferreira.

Sempre que foi chamado a substituir Diogo Costa devido a impedimento físico do capitão dos dragões, Cláudio Ramos deu sempre boas respostas e Martín Anselmi mantém plena confiança no número 2 da hierarquia de guarda-redes do FC Porto.

Refira-se que Samuel Portugal e Gonçalo Ribeiro viajaram de urgência e à última hora para os Estados Unidos assim que Diogo Costa se lesionou num treino já em Nova Jérsia. O resultado a que foi submetido revelou a existência de uma lesão de índole muscular, mas o Departamento de Saúde não quis especificar a mazela, que tanto pode ser uma mialgia, estiramento, contratura ou rotura, o que, a ser verdade nestes últimos casos, deixa o internacional português sem qualquer hipótese de jogar no Mundial de Clubes. Mas o facto de permanecer em estágio nos Estados Unidos deixa a antever que o guardião ainda pode ser utilizado por Martín Anselmi na fase de grupos e a possibilidade de voltar à equipa na próxima quinta-feira, diante do Inter Miami, não está totalmente descartada. Enquanto isso, Diogo Costa limita-se a fazer tratamento no posto médico improvisado montado no quartel-general dos dragões em Nova Jérsia e ontem não foi visto no relvado com os restantes companheiros no último ensaio para o duelo de estreia, esta noite, diante do Palmeiras.

A cumprir a quinta época ao serviço do emblema azul e branco, Cláudio Ramos, aos 33 anos, apresta-se para o batismo em provas internacionais pelo FC Porto. Um teste de fogo às reais capacidades de uma das vozes mais ativas do balneário do Olival e que é respeitado por todos. Os companheiros confiam nas duas capacidades...

Sugestão de vídeo: