Roberto Martínez quer mudar histórico negativo frente à Alemanha
Numa entrevista concedida à RTP, Roberto Martínez perspetivou o aguardado duelo de Portugal frente à Alemanha, em Munique, a 4 de junho, na meia-final da Liga das Nações. Pela frente Portugal terá a 'besta negra' da sua história, com apenas três vitórias lusas em 19 confrontos.
«Vamos mudar isso [o histórico negativo]!É uma competição importante, para ganhar. Precisamos de mostrar responsabilidade. Para Portugal, chegar às fases finais de Mundiais e Europeus é uma exigência. Queremos tentar ganhar a Liga das Nações, não há muitas hipóteses no futebol de seleções para ganhar. Não há nada melhor do que ganhar», disse o selecionador, que abordou igualmente a importância que, aos 40 anos, Cristiano Ronaldo ainda tem no grupo.
«Está sempre preparado para ajudar os jogadores novos, está a desfrutar todos os dias. E esse é o papel muito importante do capitão. É uma ajuda para toda a equipa. Quando o compromisso é exemplar, o capitão é muito importante. E durante estes dois anos e meio, nos jogos em que o tivemos, a sua solidariedade, responsabilidade e ajuda com os companheiros foi de um capitão exemplar», referiu o espanhol, que diz sentir-se em casa em Portugal: «A minha família, as minhas filhas adoram Portugal, é um país incrível. E a paixão que senti durante o Europeu ficou sempre em mim.»
Sobre a convocatória para a 'final four', Roberto Martínez falou sobre a chamada de Rodrigo Mora, comparando-o a Geovany Quenda, do Sporting.
«Temos jogadores jovens com alto potencial. Uma coisa é o talento e temos de ajudar o talento a chegar ao nível máximo. O Quenda fez uma boa época, está a crescer muito e a experiência na Seleção, com minutos ou sem minutos, ajudou muito na sua evolução. O Mora merece estar na Seleção. O que ele fez no clube... É um jogador jovem de 18 anos com a capacidade de marcar oito golos e decidir bem. Tem um potencial acima da média», referiu Martínez, acrescentando que João Simões, jovem médio dos leões, está igualmente a bater à porta da Seleção.