Roberto Martínez gostou do que viu - Foto: Catarina Morais/KAPTA +
Roberto Martínez gostou do que viu - Foto: Catarina Morais/KAPTA +

Roberto Martínez: «Agora sim podemos sonhar com o Mundial»

Selecionador elogiou resposta dada pelo plantel luso, descartou a calculadora e antecipou uma equipa mais preparada em relação ao Euro 2024

Roberto Martínez reagiu pela primeira vez ao apuramento de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026, na zona de entrevistas rápidas. O selecionador elogiou a exibição lusa diante da Arménia (9-1) no terceiro match point para carimbar a qualificação: «Era importante focarmo-nos neste jogo. Durante o intervalo contra a Hungria [no Estádio de Alvalade, a 14 de outubro] ficámos apurados para o Mundial e depois foi dificil gerir. Hoje fizemos um desempenho completo, fizemos tudo o que precisávamos de fazer com bola, a resposta foi muito responsável e que ajuda a preparação para a fase final.»

«Depois do quarto golos, foi importante termos continuado a ser solidários e termos mantido os nossos padrões. Marcámos nove golos, tivemos mais oportunidades. A atitude foi muito boa, o aspeto solidário foi muito importante para fechar o apuramento no Dragão. Mais uma vez a magia do Dragão ajuda muito», frisou Martínez que agradeceu ao apoio dos adeptos que esgotaram a casa do FC Porto.

Galeria de imagens 47 Fotos

Carimbado o passaporte para a fase final, Roberto Martínez já pensa na competição disputada nos Estados Unidos, México e Canadá no próximo verão: «Agora sim podemos sonhar com o Mundial. Gostei muito da resposta dos jogadores, o trabalho realizadodepois da Irlanda mostrou um plantel muito reponsável. mais preparado.»

O técnico espanhol frisou que as dificuldades que a equipa das Quinas encontrou na fase de qualificação podem ter sido benéficas a longo prazo: «Estamos mais preparados para ir ao Mundial do que quando ganhámos 10 jogos no Europeu. Era uma fase de apuramento esquisita com seis jogos, não é fácil. Ganhámos quatro jogos, empatámos um e perdemos. Fomos merecidamente vencedores do Grupo e agora é preparar o Mundial

Roberto Martínez procurou descansar os adeptos lusos, com humor à mistura: «Os adeptos podem desfrutar do Mundial. Hoje foi uma homenagem muito bonita ao Eusébio. Não precisámos de calculadora, já ouvia muitos adeptos falar nisso.»

Abraço a Pedro Proença

A flash interview de Roberto Martínez à RTP ficou marcada por um intruso de luxo: Pedro Proença, presidente da FPF, interrompeu por momentos para abraçar o Selecionador Nacional. O técnico espanhol prosseguiu com o discurso e destacou o peso das ausências de jogadores-chave nesta dupla jornada de novembro: «Somos melhores com o Cristiano Ronaldo, com o Nuno Mendes e com o Pedro Neto.»