Remco Evenepoel vence Clássica da Figueira com ataque... a 55 km da meta
Remco Evenepoel venceu a 2.ª edição da Figueira Champions Classic – Clássica da Figueira, culminando um ataque a 55 quilómetros da meta, onde chegou com 1.48 minutos de vantagem sobre um grupo perseguidor, liderado pelo belga Vito Braet, da Intermarché-Wanty, o mais rápido no sprint para a meta.
L'attaque supersonique de Remco Evenepoel à plus de 50 kilomètres de l'arrivée #FigueiraChampionsClassic pic.twitter.com/uilSlpPpQ7
— Cyclism'Actu (@cyclismactu) February 10, 2024
O italiano Simone Velasco, da Astana Qazaqstan, fechou o pódio com o mesmo tempo do segundo classificado e mais de 13 corredores daquele grupo.
O jovem campeão belga da Soudal Quick-Step, a estrear-se na temporada de 2024, dominou a corrida portuguesa, primeiro através da sua equipa, ao impor um ritmo desgastante a partir do quilómetro 105, a pouco menos de 90 do final (de total um 192,2 km, após encurtamento decidido, na véspera, pela organização, devido à previsão de mau tempo), e depois a corresponder ao trabalho dos companheiros com um ataque na fase final da segunda transposição (de três) pela subida do Parque Florestal, já dentro do derradeiro circuito.
Début de saison parfait pour Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) qui s'impose pour sa reprise. Le Champion de Belgique a remporté la #FigueiraChampionsClassic après un solo de plus de 50 kilomètres.
— Cyclism'Actu (@cyclismactu) February 10, 2024
A suivre sur https://t.co/hItDtvxPXApic.twitter.com/FXoBeoVRPa
Irresistível, Remco Evenepoel, de 24 anos, ganhou rapidamente vantagem a um grupo de 19 corredores que se tentou organizar no seu encalço, mas incapaz de alcançar o campeão mundial de contrarrelógio em 2023.
O mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates) ainda tentou fazer a ponte entre o referido grupo e fugitivo, mas não conseguiu e foi reintegrado naquele, onde estavam incluídos os portugueses Ruben Guerreiro (Movistar) e António Morgado (UAE Emirates), que se classificaram na 8.º e 14.º posições, respetivamente, a 1.48 minutos de Remco Evenopoel.