Regulador independente pode impedir clubes de participar na Superliga Europeia

O Governo do Reino Unido confirmou esta quinta-feira que vai avançar com o plano de criar um regulador independente para o futebol.

«O futebol inglês continua a ser um dos principais exportadores de cultura do Reino Unido, com um modelo de sucesso que serve de exemplo para Liga e clubes em todo o mundo. É por isso que o Governo está a dar os passos necessários para tal continue assim nas próximas gerações», lê-se em comunicado.

Esta entidade visa «impedir os fracassos financeiros verificados em vários clubes», «introduzir testes mais rigorosos para donos e diretores de modo a proteger os clubes e adeptos» e ainda «dar aos adeptos o poder de impedir os donos clubes de mudarem o nome ou o símbolo dos clubes e alterar as cores tradicionais dos equipamentos».

Assegurar «uma distribuição mais justa» das receitas será outra das bandeiras do novo regulador que terá o poder de «impedir clubes ingleses de participar em competições fechadas que possam colocar em causa as competições internas». Medida já com a mira apontada a Superliga Europeia.