Thiago Silva terá de esperar para jogar na UEFA Europa League - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Thiago Silva terá de esperar para jogar na UEFA Europa League - Foto: Catarina Morais/Kapta+

Reforços portistas fora da Liga Europa e nova rotação no eixo defensivo

Thiago Silva e Oskar Pietuszewski só poderão jogar a competição da UEFA a partir dos 'oitavos'. Farioli vai utilizar nova combinação de centrais, mas, neste caso, regressa ao modelo tradicional, com Bednarek e Kiwior

A estreia de Oskar Pietuszewski, decisiva no lance que valeu o penálti transformado por Alan Varela no golo da vitória sobre o Vitória de Guimarães (1-0), e a solidez de Thiago Silva perante o assédio dos atacantes minhotos, não terão continuidade imediata na UEFA Europa League, frente ao Viktoria Plzen, quinta-feira, e Rangers, na última jornada. Tanto o extremo polaco como o central brasileiro só podem ser inscritos caso o FC  Porto chegue aos oitavos de final.

O regulamento da UEFA é claro: «Após a conclusão da fase de grupos e antes do início da fase eliminatória, um clube poderá inscrever, no máximo, três novos jogadores elegíveis para as partidas restantes da competição em curso. Essas inscrições deverão ser concluídas até 5 de fevereiro de 2026».

Isto significa que, pelo terceiro jogo consecutivo, Francesco Farioli voltará a mexer no eixo defensivo — setor normalmente marcado pela estabilidade. Essa consistência, porém, não está de todo em causa, já que regressa a dupla mais utilizada esta época: Bednarek e Kiwior. Depois de um ligeiro desconforto muscular sofrido no clássico da Taça frente ao Benfica, o central polaco foi poupado em Guimarães e só entrou aos 88 minutos.

Galeria de imagens 31 Fotos

Com o duelo europeu diante do Viktoria Plzen em mente, Farioli optou por gerir o desgaste de Bednarek e testou uma nova parceria no centro da defesa, juntando Thiago Silva e Kiwior e apostando na polivalência de Martim Fernandes, deslocado para o lado esquerdo. A muralha azul e branca respondeu à altura: o Vitória rematou 20 vezes, só três à baliza, e o FC Porto saiu incólume do D. Afonso Henriques, somando a 10.ª vitória fora na Liga, a 17.ª da época, e o quinto clean sheet consecutivo longe do Dragão.

São números impressionantes do líder do campeonato, que agora vira a agulha para o compromisso europeu contra os checos, no Doosan Arena. O FC Porto é o oitavo classificado da Liga Europa, com 10 pontos, mais três que o Plzen, que é 14.º.

Thiago Silva: zero jogos na Liga Europa

Jogador com enorme experiência internacional ao nível de clubes e seleção, Thiago Silva soma 105 jogos na Liga dos Campeões, mas nunca atuou na segunda prova da UEFA, a UEFA Europa League.

«As pessoas dizem-me sempre que nunca ganhei a Liga Europa. Isso acontece porque eu nunca joguei a competição. Este ano tenho essa oportunidade, espero que possamos fazer uma grande temporada e que nesta segunda parte mantenhamos o alto nível exibicional», afirmou, por ocasião da sua apresentação como reforço dos azuis e brancos, a 5 de janeiro.

Oskar Pietuszewski, por seu turno, jogou uma partida da pré-eliminatória da UEFA Europa League e seis de qualificação para a Liga Conferência. Nesta última competição apurou-se duas vezes com o Jagiellonia para a fase de grupos, somando 10 jogos.