Raphael Guerreiro: «Sou um grande adepto do Benfica»
O Bayern defronta o Benfica já com lugar garantido nos oitavos de final do Mundial de Clubes, mas o foco não muda. Quem o garante é Raphael Guerreiro. Na zona mista do Bank of America Stadium em Charlotte, o lateral-esquerdo frisa que os bávaros continuam com a mesma fome de vencer da primeira jornada : «Já nos qualificámos, mas damos sempre tudo, não vai ser fácil para o Benfica, se temos um jogo queremos ganhar, vão ver amanhã. Estamos preparados para ganhar qualquer equipa no mundo.»
Ainda assim, o internacional português não espera facilidades contra as águias: «Vai ser um jogo difícil como o último contra o Boca. O Benfica adora lutar, têm muitos bons adeptos atrás dele. Se marcarmos dois golos na primeira parte é um jogo diferente.»
Apesar de nunca ter representado um clube português, Raphael Guerreiro não esconde os sentimentos que nutre pelo Benfica. Entre sorrisos rasgados, o lateral-esquerdo realça o carácter diferenciado do duelo: «Sou um grande adepto do Benfica, é sempre especial, no último jogo na Champions [1-0 para o Bayern] estava no banco. Não sei para amanhã, espero jogar contra este lindo clube.»
Apesar de não ter saído do banco de suplentes a 6 de novembro, Raphael Guerreiro já igualou a melhor marca de jogos disputados da carreira desde 2021. O lateral-esquerdo de 31 anos sente-se na melhor forma e pisca o olho à Seleção Nacional: «No início da época falei com o treinador [Vincent Kompany] e disse que queria fazer uma boa época, superar as lesões. Foi importante para mim, estou prestes a voltar à Seleção.»
A última internacionalização de Raphael Guerreiro remonta a 19 de novembro de 2023, quando somou 28 minutos contra a Islândia, num encontro de qualificação para o Campeonato da Europa. Quase dois anos depois, Nuno Mendes é concorrência de muito peso.
Aos 31 anos, Raphael Guerreiro está prestes a terminar a segunda época ao serviço do Bayern e a nona na elite do futebol alemão. A um ano de findar contrato com os bávaros, o lateral-esquerdo já sabe o que quer para o futuro próximo: «Ainda não falei com o clube, sinto-me confortável. Claro que quero fazer parte e quero continuar.»
Raphael Guerreiro soma cinco golos e três assistências em 36 jogos disputados pelo Bayern em 2024/25.