Goncalo Inácio em duelo aéreo com o 'carrasco' dos leões Rasmus Hojlund (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

'Ranking' UEFA: Portugal perde o segundo lugar anual

Derrotas de Sporting e Benfica com custos. Inglaterra nova líder

As derrotas de Sporting e Benfica, fora, com Nápoles e Chelsea, na segunda jornada da UEFA Champions League, já custaram a Portugal, pelo menos provisoriamente, o segundo lugar anual no ranking da UEFA.

Os dois países que no final do ano somarem mais pontos durante esta época ganham uma vaga adicional na Champions cada um. Na última temporada foram Inglaterra e Espanha os beneficiados.

Portugal começou a semana com 6,000 pontos já alcançados este ano, no 2.º lugar, atrás da Dinamarca (6,125). Mas Inglaterra, com seis clubes na Champions (além da vaga adicional pelo ranking do ano passado, conseguiu outra pelo facto de o Tottenham ter vencido a última UEFA Europa League), somou três vitórias, dois empates e uma derrota entre terça e quarta-feira e acrescentou 0,889 pontos ao seu total.

Com isso chegou à liderança, com 6,277 pontos. Dinamarca e Portugal, que ainda não pontuaram esta semana, caíram para 2.º e 3.º. O Chipre, com 5,750 pontos, permanece no 4.º lugar, mas já tem a Alemanha à perna – 5,714.

Os jogos desta quinta-feira da Liga Europa e da UEFA Conference League podem, claro, reordenar a classificação.

Países Baixos afastam-se

No ranking a cinco anos, que vai determinar as vagas de cada país nas provas da UEFA em 2027/2028, Portugal viu os Países Baixos distanciarem-se um pouco – o PSV empatou em Leverkusen, primeiros pontos de um clube neerlandês nas fases de liga das competições europeias deste ano, o que acrescentou 0,167 pontos ao ranking do país.

Os Países Baixos, no 6.º lugar (vale três vagas na Champions, duas diretas e uma na 3.ª pré-eliminatória), somam agora 62,033 pontos. Portugal, no 7.º lugar (duas equipas na Champions, só uma direta), tem 58,666.

A Bélgica, com 56,150 pontos, também ainda não pontuou esta semana, após as derrotas de Saint-Gilloise e Club Brugge na Champions.