«Racismo? Vinícius Júnior provoca essa perseguição»
Vanderlei Luxemburgo, antigo selecionador do Brasil, deixou críticas à postura de Vinícius Júnior dentro das quatro linhas.
«O racismo no futebol é tratado como uma coisa totalmente diferente. Eu acho que o Vinícius provoca essa perseguição, faz coisas sem sentido. O adversário devolve-lhe a bola com educação, ele pega nela e atira-a ao chão», começou por defender, no podcast Benja Me Mucho.
«Devolvem-lhe de novo a bola, ele atira-a ao chão e sai a ironizar. Ele provoca. Aquilo é um campo de futebol, a porrada é normal. Os tipos dão uma porrada ao Vinícius Júnior, ele levanta-se e agride o tipo como se não pudesse levar porrada. Ele irrita-se com a porrada como se fosse uma perseguição por ser negro. Imagina o Pelé, quantas porradas levou. Aquilo não é uma igreja ou um teatro», acrescentou.
O ex-treinador de clubes como Real Madrid, Palmeiras e Flamengo, afastou ainda a hipótese de Vinícius Júnior ter ficado em desvantagem na corrida pela Bola de Ouro devido à cor da pele. «Não tem nada a ver com racismo. O racismo no futebol é tratado de uma forma diferente.»