Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) vence clássica Kuurne-Bruxelas-Kuurne

Que rica prenda de aniversário para Philipsen!

Belga Jasper Philipsen venceu a clássica Kuurne-Bruxelas-Kuurne impondo-se entre a elite dos velocistas

O fim de semana de abertura das clássicas flamengas foi definitivamente para os velocistas. Após a vitória surpreendente do norueguês Soren Waerenskjold, da equipa Uno-X, na Omloop Het Nieuwsblad, no sábado, foi outro sprinter, o belga Jasper Philipsen, da Alpecin-Deceuninck, bem mais conhecido do que o nórdico, a conquistar a Kuurne-Bruxelas-Kuurne este domingo e igualmente numa chegada em pelotão compacto.  

A 77.ª edição da Bruxelas-Kuurne juntou a elite dos velocistas e nesta imperou Jasper Philipsen, que após ter sido terceiro classificado na véspera, culminou um trabalho de excelência da sua equipa nos derradeiros 500 metros para conquistar a primeira vitória da temporada e celebrar da melhor maneira o 27.º aniversário.  

«Uma vitória no meu aniversário é... muito bom. Não creio que vá acontecer outra vez, por isso, obviamente, tenho de desfrutar», afirmou, satisfeito, Jasper Philipsen, após a prova. 

No final de um percurso bem menos irregular do que o da Omloop, o vencedor do monumento Milão-Sanremo em 2024 e de nove etapas das três últimas edições da Volta a França bateu claramente a concorrência liderada pelo neerlandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), à frente do outsider francês Hugo Hofstetter (Israel-Premier Tech), que completou o pódio. 

Depois de vários ataques durante os 196,9 quilómetros da corrida, incluindo dos belgas Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Tim Wellens (UAE Emirates), todos anulados pelo pelotão, a formação Alpecin-Deceuninck foi a única a organizar-se no lançamento do seu velocista e Jasper Philipsen não falhou e impôs-se com clareza num grupo de 57 corredores, que terminaram com o mesmo tempo do belga, e que incluía o português Rui Oliveira (UAE Emirates), na 30.ª posição. 

«Correu tudo bem, a equipa fez um trabalho incrível, especialmente no sprint. Estou muito feliz por termos conseguido concluir. O fim de semana de abertura das clássicas da Flandres é sempre algo especial na Bélgica. Ainda é muito cedo na temporada, mas estou satisfeito por ter dado este sucesso à equipa. Espero que possamos acrescentar mais coisas boas nas próximas semanas. Tenho muitas ambições pessoais», afirmou Jasper Philipsen, que visará a segunda vitória consecutiva na Milão-Sanremo, clássita italiana que se realizará no próximo dia 22.  

Japer Philipsen celebra vitória na Kuurne-Bruxelas-Kuurne

Alguns dos melhores sprinters do pelotão mundial, como o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), vencedor esta temporada de duas etapas na Volta à Comunidade Valenciana e no UAE Tour, ou o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), campeão europeu em título, também com dois triunfos no AlUla Tour e UAE Tour em 2025, foram derrotados por Jasper Philipsen.