Marcos Pinto/Instagram

«Que equipa sobe para o ano?»: rei das subidas aos nacionais revela segredos

Depois de Alpendorada e Cinfães, Marcos Pinto conseguiu a subida ao Campeonato de Portugal no Resende

«Qual é a equipa que sobe para o ano»? Essa é uma pergunta que Marcos Pinto tem ouvido desde que foi confirmada a sua saída do Grupo Desportivo de Resende, que conseguiu o inédito título da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu em 96 anos de história e vai jogar no Campeonato de Portugal em 2025/2026.   

O defesa-central, de 34 anos, alcançou três subidas aos nacionais nos últimos três clubes que representou: Alpendorada (2021/2022), Cinfães (2023/2024) e Resende (2024/2025). Só não conquistou o título distrital em 2022/2023, quando o Cinfães ficou em segundo na Divisão de Honra da AF Viseu, atrás do Lamelas.  

Festejos dos jogadores do Resende. Foto Marcos Pinto/Instagram

Marcos Pinto não vai continuar em Resende na próxima temporada.

«Ao longo dos anos o que eu tenho vindo a fazer encontrar sempre um projeto que vá de encontro àquilo que eu procuro e ambiciono. Graças a Deus tem aparecido ou pelo menos tenho acertado nas escolhas. Este ano eu gostava de voltar a fazer uma aposta certeira», confessou, em conversa com A BOLA.

O segredo é não haver precipitação na hora de escolher um novo clube, mas não só.  

Marcos Pinto conduz a bola sob olhar atento de Licá, num duelo entre Resende e Lamelas. Foto Marcos Pinto/Instagram

«Acho importante haver um conjunto de fatores para se conseguir ser campeão. No que diz respeito ao trabalho da direção, tem que cumprir com as suas obrigações e proporcionar as melhores condições possíveis. Tem que haver um grupo de homens, com valores, qualidade, competitivos e com muita ambição. Independentemente do contexto em que estamos inseridos, temos objetivos e sonhos que queremos concretizar. E nestes projetos que eu tenho escolhido, isso está muito presente: ambição, a vontade de triunfar, de querer ganhar, muita fome de vencer. Isso é possível com homens, porque se não tiveres homens as coisas não fluem. Nos últimos anos tenho tido a felicidade de encontrar isso. As coisas têm corrido bem», comentou, falando das últimas temporadas ao serviço de Alpendorada, Cinfães e Resende.

Marcos Pinto venceu a Divisão de Honra e a Taça Sócios de Mérito pelo Cinfães em 2023/2024. Foto Marcos Pinto/Instagram

«No primeiro ano no Alpendorada perdemos a final da Taça [da AF Porto]. Subimos no segundo ano. No primeiro ano em Cinfães não ganhámos o campeonato, mas ganhámos a Taça [Sócios de Mérito da AF Viseu]. No primeiro ano em Resende conseguimos subir e ganhar a Supertaça [da AF Viseu]. Infelizmente não conseguimos ganhar a Taça [Sócios de Mérito da AF Viseu]. Não há nada mais importante que cumprir esse objetivo [da subida] e deixar aquela gente de Resende feliz, porque é histórico. Estas conquistas nunca mais são esquecidas, nem apagadas do historial dos clubes», disse o defesa-central, que é natural de Amarante.

Marcos Pinto vestiu a camisola do Alpendorada nas épocas 2020/2021 e 2021/2022. Foto Marcos Pinto/Instagram

«Eu tanto posso jogar a 10km como a 50km de casa. Tenho é de sentir que é um clube que vai de encontro àquilo que procuro. Sou de Amarante e todos os anos me aparecem projetos para jogar mais perto de casa, mas tenho feito outras escolhas e não me arrependo porque tem corrido bem. Alpendorada, Cinfães e Resende não são viagens propriamente perto, ao final do dia perdemos bastante tempo na estrada. Claro que muitas vezes a base de recrutamento destes clubes são jogadores da região e ver os melhores atletas que se enquadram no perfil que o clube procura. Alguns clubes até podem aumentar a base de recrutamento oferecendo alojamento, mas a maior parte não tem essa capacidade», referiu.

Marcos Pinto fez parte do plantel do Alpendorada que foi campeão distrital em 2021/2022 e subiu ao Campeonato de Portugal. Foto Marcos Pinto/Instagram

Marcos Pinto revelou ainda que «subir de divisão obriga a uma exigência» que a sua vida pessoal e profissional já não lhe permite. O defesa-central fechou a época 2024/2025 com 28 jogos pelo Resende.