Gyokeres tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 100 milhões de euros
Gyokeres perto de ver o seu futuro definido (Foto: IMAGO) - Foto: IMAGO

Quantos golos marcaria Gyokeres na Premier League? Jornal fez projeção e os números surpreendem

Sueco tem sido associado a uma mudança para Inglaterra, depois de dois anos em que brilhou ao serviço do Sporting

Viktor Gyokeres aterrou em Portugal no verão de 2023 e desde então tomou de assalto o futebol nacional. Em 102 jogos pelo Sporting, o sueco apontou uns incríveis 97 golos - registando ainda 27 assistências. Figura principal da formação leonina, o avançado ajudou os leões a conquistarem dois campeonatos - onde foi o melhor marcador em ambos, com 29 e 39 golos, respetivamente - e uma Taça de Portugal.

As grandes exibições despertaram o interesse de vários tubarões, nomeadamente, da Premier League, com Arsenal, Chelsea e Manchester United entre os interessados. Face a esta cobiça por parte dos emblemas ingleses, o jornal The Telegraph foi tentar perceber se a veia goleadora de Viktor Gyokeres se verificaria em Inglaterra. A resposta surpreende.

Os números

Para isto, o jornal analisou as 15 contratações ofensivas mais caras da Premier League provenientes de Portugal nos últimos 15 anos. Focando-se em avançados, extremos e médios ofensivos, comparam-se os registos de golos por jogo na última época na Liga com o subsequente registo de golos por jogo em Inglaterra.

Apesar de o campeonato português estar fora das cinco principais ligas europeias, isso não impediu os clubes ingleses de gastarem grandes quantias em jogadores que por cá brilharam. Nos últimos anos, nomes como Darwin Núñez, Luis Díaz, Evanilson, Fábio Vieira e Bruno Fernandes fizeram a transição da Liga para a Premier League.

Bruno Fernandes, capitão do Manchester United, interessa ao Al Hilal
Bruno Fernandes é o capitão do Manchester United

Uma indicação da força relativa das duas competições é que nenhum desses jogadores de conseguiu replicar o número de golos que marcaram em Portugal no mundo mais competitivo do futebol inglês.

Mesmo jogadores como Luis Díaz e Bruno Fernandes, que foram indiscutivelmente contratações bem-sucedidas, não conseguiram manter a taxa de golos que demonstraram nas suas últimas campanhas em Portugal.

Ao avaliar as 15 contratações ofensivas mais caras da Premier League provenientes de Portugal desde 2010, a análise revelou uma queda de 62% na marcação de golos. Estes jogadores tiveram uma média de 0,41 golos por jogo nas suas últimas épocas em Portugal e, subsequentemente, produziram uma média de 0,15 golos por jogo em Inglaterra.

Destes 15 jogadores, apenas um marcou a um ritmo mais elavado na Premier League do que em Portugal: o ex-Benfica Raúl Jiménez, anteriormente do Wolverhampton e agora do Fulham.

Raúl Jiménez, jogador de Marco Silva no Fulham
Raúl Jiménez, jogador do Fulham

Mas quantos golos marcaria Viktor Gyokeres na Premier League? Com base nesta análise, o sueco marcaria... cerca de 15 golos no campeonato inglês. Uma descida acentuada dos 39 que marcou esta temporada em Portugal.

Contudo, vale relembrar que o futebol não é lógica nem matemática e o sueco provou nestes últimos dois anos que tem capacidade para jogar, marcar golos e brilhar em qualquer campeonato.

Sugestão de vídeo