Qualificação Mundial: guardião ex-FC Porto infeliz na estreia com o Chipre
Na 5.ª jornada do Grupo H da qualificação europeia para o Mundial 2026, Áustria e Bósnia – Amar Dedic, jogador do Benfica, não saiu do banco – alimentaram o sonho de chegarem à grande prova de seleções, na qual os austríacos nunca estiveram no século XXI e os bósnios só foram na edição de 2014.
Áustria e Chipre protagonizaram um encontro equilibrado, marcado também pela estreia de Fabiano Freitas pelos cipriotas. O antigo jogador de Olhanense e FC Porto, onde fez 74 jogos, está Omonia Nicósia desde 2019 e já é visto como uma figura da história desse clube. Este sábado, fez o primeiro jogo como internacional e só sofreu de penálti.
Marcel Sabitzer (54’) fez, desse modo, o único golo do encontro. Até final, o Chipre acreditou no empate e até acabou com mais remates enquadrados (cinco) do que o adversário (três). Do lado austríaco, o jogador do SC Braga Florian Grillitsch entrou aos 90+5’ e ajudou a equipa a segurar três importantes pontos
Dedic viu domínio do banco
Por seu lado, a equipa dos Balcãs não teve problemas em vencer na casa de San Marino, goelando por 6-0. A pior seleção do ranking FIFA – está no 210.º lugar – viu a tarefa ainda mais complicada quando Alessandro Golinucci foi expulso aos 16 minutos.
Depois, foi só ver a Bósnia chegar à goleada, cortesia de Benjamin Tahirovic (21’), um bis de Edin Dzeko (70’ e 72’), Samed Bazdar (81’), Kerim Alajbegovic (85’) e Nihad Mujakic (90’). Amar Dedic, jogador do Benfica, não saiu do banco de suplentes durante o encontro.
A Bósnia venceu todos os jogos que fez neste Grupo H até ao momento, tal como a Áustria, que tem um encontro a menos. E na próxima jornada, há um importantíssimo encontro entre estas duas seleções.