Leandro Barreiro a sofrer uma falta de Goretzka no duelo entre Alemanha e Luxemburgo
Leandro Barreiro a sofrer uma falta de Goretzka no duelo entre Alemanha e Luxemburgo - Foto: IMAGO

Qualificação Mundial-2026: Barreiro, dupla polaca do FC Porto e português em destaque

Vitinha, o médio do Benfica e Kiwior estiveram no topo de uma estatística na fase de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo

Chegou ao fim a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026, embora o play-off decorra ainda em março de 2026, mas a fase de grupos terminou e Portugal apurou-se diretamente para o próximo Campeonato do Mundo.

Além de Erling Haaland ter sido o melhor marcador, e de forma isolada com 16 golos, e do compatriota Martin Odegaard ter sido o melhor assistente, com sete passes para golo, também foram reveladas outras estatísticas nestes 6 a 8 jogos e há um internacional português em destaque.

Mesmo só somando seis jogos, Vitinha foi o jogador que mais passes fez no último terço (224), com Rúben Neves também no top 10 (162). Já Bruno Fernandes foi um dos que mais oportunidades de golo criou (21), ficando em 8.º lugar nesse registo, e 7.º com mais cruzamentos com sucesso (16). Por fim, Cristiano Ronaldo foi o 4.º com mais remate enquadrados (12), atrás dos 28 de Haaland.

Por outro lado, também um jogador do Benfica esteve no topo de uma lista, apesar do seu país não se ter apurado: Leandro Barreiro, do Luxemburgo. O médio foi o jogador que mais faltas sofreu durante esta fase de qualificação, 26 ao todo, à frente de Doku (24).

O Sporting não teve nenhum jogador representado, mas o FC Porto teve dois, mais concretamente a sua dupla de centrais polaca: Jakub Kiwior foi o jogador que mais cortes fez (22), a par de Xaybulayev, do Azerbaijão. Já Jan Bednarek foi o 7.º com mais duelos aéreos ganhos (25).