Prepare-se: depressão Ingrid traz vento, chuva e pode levar neve ao Alentejo
O estado do tempo vai agravar-se nos próximos dias em Portugal continental, com chuva, vento forte, agitação marítima, descida de temperaturas e neve nos pontos mais altos, devido à passagem de depressões com superfícies frontais frias.
São esperadas rajadas até 90 km/hora chuva forte e queda de neve – para quinta-feira o IPMA prevê queda de neve acima de 1000/1200 metros, nas na sexta já será acima dos 600/800 metros nas regiões Norte e Centro, podendo também ocorrer nos pontos mais altos da serra de São Mamede, em Portalegre, ao final da tarde. Previsão também válida para sábado.
O climatologista Mário Marques referiu à SIC que a partir de quinta-feira a depressão severa «será uma senhora tempestade» e advertiu para quatro fatores:
Agitação marítima tempestuosa, com ondas até 10 metros, sobretudo entre Figueira da Foz e Sines; vento com rajadas até 90 km/h; chuva forte e queda de neve «com fator de acumulação muito significativo» em alguns locais.
Há sete distritos do continente sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esta terça-feira devido à agitação marítima - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. A partir de quarta-feira, o aviso estende-se a toda a costa e na quinta-feira é agravado para laranja.
Esta quarta e quinta-feira estão ainda sob aviso amarelo devido à queda de neve Guarda e Castelo Branco.