Seleção de Israel está em risco de ser travada
Seleção de Israel - Foto: IMAGO

Possível suspensão na UEFA não impedirá Israel de se apurar para o Mundial 2026

Apuramento para o Campeonato do Mundo está sob tutela da FIFA

Mesmo que a UEFA vote favoravelmente à suspensão de Israel das provas europeias, tal não deverá impedir a seleção israelita de lutar pela qualificação para o Mundial 2026.

Será votada esta semana a possibilidade de Israel sofrer uma suspensão de todas as provas da UEFA, incluindo competições europeias de clubes e de seleções. Contudo, mesmo que isso aconteça, essa mesma barreira não deverá ser aplicada aos jogos que agora decorrem de apuramento para o Campeonato do Mundo, que se realizará no próximo ano no Canadá, nos Estados Unidos e no México.

Como explicam os ingleses do The Guardian, o apuramento para a competição mundial, que é feito de acordo com a organização continental, é organizado em colaboração, neste caso, da FIFA com a UEFA, mas é a primeira que tem o controlo. «Uma decisão unilateral é uma decisão politicamente complicada e que, até agora, tem sido evitada, mas pode acontecer a UEFA ter de organizar jogos com uma seleção que já foi banida», diz a publicação britânica, que relembra que um porta-voz do Deparramento de Estado dos Estados Unidos, responsável pelas relações internacionais, garantiu que «tudo será feito para evitar que a seleção de futebol de Israel seja banida de lutar pela participação no Mundial 2026.»

A confirmar-se a suspensão, as seleções masculina e feminina de Israel não participarão na Liga das Nações e o Maccabi Tel-Aviv deixará de participar na UEFA Europa League. A seleção israelita está no terceiro lugar do grupo I de apuramento para o Mundial 2026, com Noruega, Itália, Estónia e Moldávia.