Seleção de Israel está em risco de ser travada
Seleção de Israel - Foto: IMAGO

Avança votação na UEFA para suspender Israel

Comité executivo reúne-se na próxima semana

De acordo com notícia avançada, esta quinta-feira, pela Associated Press (AP), a UEFA prepara-se para votar favoravelmente a suspensão da Associação de Futebol de Israel das competições internacionais devido à guerra em Gaza.

A referida fonte indica que a maioria dos 20 membros do comité executivo da organismo que gere o futebol europeu está disposta a qualquer voto a favor da suspensão de equipas israelitas, segundo testemunho de duas fontes, sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Refira-se que além da seleção israelita, que tem agendados dois jogos para daqui a duas semanas, frente a Noruega e Itália, tendo em vista a qualificação para o Mundial 2026, o Maccabi Tel Aviv é o único representante de Israel nas competições europeias, mais concretamente na UEFA Europa League

É ainda noticiado que não é clara a posição do Conselho da FIFA, que se reúne na próxima semana, em Zurique. Este será um dos assuntos abordados, sendo desconhecida a tendência da posição do organismo liderado por Gianni Infantino, que tem relação próxima com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um dos maiores aliados do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

O apoio do governo Trump para garantir a realização do Mundial e passar vistos para jogadores, autoridades e centenas de milhares de adeptos visitantes é visto como fundamental para a FIFA realizar a prova nos EUA, Canadá e México no próximo ano.